PPGEF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO EM FÍSICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: FRANCISCO FERREIRA DA SILVA

DISCENTE : FRANCISCO FERREIRA DA SILVA
DATA : 29/12/2022
LOCAL: meet.google.com/izx-ckpb-wkv

Noções de Física Quântica: Roteiros para Experimentação Simulada.

Física Quântica; Aprendizagem Significativa; Simulações.

Constantes revoluções tecnológicas têm obrigado escolas e professores a se adaptarem a um novo momento e, com isso, se faz necessário uma mudança no ensino de Física Moderna, principalmente na Física Quântica no Ensino Médio. A Física Moderna que antes era desconhecida pela sociedade agora ganha espaço e exige da escola e principalmente do professor um esforço para seu ensino. Foi pelas dificuldades impostas quer pela falta de material didático quer pela dificuldade de encontrar o mesmo, que pensamos em fazer esse produto educacional. O presente produto educacional tem como objetivo principal nortear o trabalho de nossos professores num dos assuntos mais interessante no ensino de Física, a Física Quântica. O referido trabalho foi desenvolvido no Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física (MNPEF). Preferimos uma sequência didática, utilizando simulações por uma questão de simplicidade e de uma maior agilidade na aplicação. Acreditando que este trabalho possa proporcionar uma aprendizagem verdadeiramente significativa, procuramos fundamentá-lo na teoria de David P. Ausubel. Roteiros para três simulações, de livre acesso, que abordam conceitos físicos relacionados a noções de física quântica, com sugestões de uso para o professor e atividades que podem ser trabalhadas com os estudantes, compõem este produto educacional apresentado ao Mestrado Nacional Profissional em Ensino de física, da Sociedade Brasileira de Física (SBF), polo 09, vinculado à Universidade Federal Rural do Semi-ÁrIdo (UFERSA). Esse material se destina a ajudar o professor no planejamento de suas aulas no dia a dia de trabalho, usando através do uso de tecnologias, que tem como ênfase aplicações da Física Quântica.

Externo à Instituição - VALDECI MESTRE DA SILVA - UEPB
Interno - 1866964 - GEOVANI FERREIRA BARBOSA