ATIVIDADES EXPERIMENTAIS UTILIZANDO MATERIAIS DE BAIXO CUSTO ABORDANDO TÓPICOS DE MAGNETISMO CONDUZIDA POR UMA APRENDIZAGEM HISTÓRICO-CULTURAL.
Ensino de Física, Magnetismo, experimentais, materiais de baixo custo.
Apresenta-se nesta dissertação o planejamento, a aplicação e os resultados obtidos sobre
a execução da sequência didática intitulada de Atividades Experimentais Utilizando Materiais
de Baixo Custo Abordando Tópicos de Magnetismo Conduzida por uma Aprendizagem
Histórico-cultural. A intervenção didática-pedagógica contou com aulas expositivas
convencionais, investigação dos conhecimentos espontâneos dos estudantes sobre princípios
básicos do magnetismo e aplicação da sequência didática. A sequência didática teve seus
objetivos de aprendizagem planejados segundo a Taxonomia Revisada de Bloom, e foi baseada
em atividades experimentais com protótipos construídos com matérias de baixo custo. A teoria
de aprendizagem utilizada foi a histórico-cultural de Vygotsky, a coleta de dados foi feita
através de questionário com questões subjetivas, o primeiro aplicado antes da sequência e outros
pós aplicação, a análise dos dados foi feita através da análise de conteúdo de Bardin. Ficou
evidente os avanços obtidos quanto aos conhecimentos efetivo, conceitual e procedural
proposto por Bloom. A formação de conceito proposta por Vygotsky, não foi atingida
plenamente pela maioria dos estudantes. Boa parte dos estudantes, apesar de expressarem
linguagem e símbolos físicos, cometeram equívocos nas explicações, levando em conta
aspectos que a física despreza. Esses resultados são reportados com frequência na literatura.