PPGEF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO EM FÍSICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: JOSÉ AÉCIO VIEIRA DAMACENO

DISCENTE: JOSÉ AÉCIO VIEIRA DAMACENO
DATA: 20/05/2020
LOCAL: Webconferência - Google Meets

CIRCUITOS ELÉTRICOS: UMA PROPOSTA DE ENSINO CONCEBIDA COM BASE NA TEORIA DA FORMAÇÃO POR ETAPAS DAS AÇÕES MENTAIS E DOS CONCEITOS DE GALPERIN

Ensino de Física. Teoria de Galperin. Circuitos elétricos.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física

Os circuitos elétricos fazem parte do conteúdo da Eletrodinâmica, área da Física que estuda o comportamento das cargas elétricas em movimento, cujo aprendizado é de suma importância para os alunos do terceiro ano do ensino médio das escolas públicas do Brasil. No entanto, como mostrou a revisão sistemática realizada nas principais revistas de Ensino de Física do Brasil, no banco de dissertações de Mestrado Profissional em Ensino de Física das universidades consolidadas nesta área têm demonstrado que há carência em estudos que contemplem conteúdos de instalações elétricas residenciais diretamente relacionados a circuitos elétricos. Nesse trabalho, realizado no âmbito do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), no polo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), da cidade de Mossoró, situada no Rio Grande do Norte, apresenta-se uma sequência didática, abordando os seguintes conteúdos: corrente elétrica; Leis de Ohm; Associação de resistores; Potência elétrica em circuitos; medidas de grandezas elétricas como: tensão elétrica (diferença de potencial) e intensidade de corrente. Foram adotados como referencial teórico textos de Galperin (2009); Vygotsky (1998); Vygotsky; Luria; Leontiev (2018); Nuñez; Pacheco (1998); Nuñez; Ramalho (2018); e orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - PCNEM (Brasil, 2002). Sua implementação ocorreu no laboratório de Física do Colégio Estadual Liceu de Caucaia, em Caucaia, no Ceará, com duas turmas do terceiro ano noturno, através da realização de cinco encontros, com duas aulas cada, perfazendo um total de dez aulas. A sequência didática foi projetada através de aulas motivadoras, dinâmicas, participativas e interativas, mediadas pela intervenção do professor, com o objetivo de propiciar aos alunos uma aprendizagem significativa, valorizando, sobretudo, os seus conhecimentos prévios. Compreender os conceitos científicos das grandezas físicas, como, corrente elétrica, potência, resistência, energia, dentre outras, é de suma relevância para os alunos, seja no âmbito profissional, ou nas práticas do seu dia a dia. Observou-se nos resultados das atividades desenvolvidas que os objetivos e estratégias elaboradas para a sequência didática tiveram êxito, comparando os resultados dos pré-testes e pós-testes realizados pelos alunos.

Presidente - 007.660.874-33 - CARLOS ANTONIO LÓPEZ RUIZ - UERN
Externo à Instituição - GILVAN LUIZ BORBA - UFRN