Banca de DEFESA: CHRISTIANO REBOUCAS COSME - (Retificação)

DISCENTE: CHRISTIANO REBOUCAS COSME

DATA: 30/03/2011

LOCAL: Auditório do Programa de Pós-Graduação em Irrigação e Drenagem

Avaliação da qualidade da água proveniente de estações de tratamento de água salobra na zona rural do município de Mossoró, RN.

Salinidade; Águas salobras; Irrigação

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias

ÁREA: Agronomia

No Brasil, principalmente na região semiárida, um grande desafio é promover o abastecimento de água às famílias residentes nas áreas rurais. As águas subterrâneas são apontadas como uma alternativa viável para garantir o acesso das comunidades rurais do nordeste à água, a partir de investimentos públicos na perfuração de poços tubulares. Entretanto, essas fontes hídricas apresentam na maioria dos casos restrições de uso para dessedentamento humano, por apresentarem problemas de salinidade. A tecnologia da osmose reversa tem sido amplamente utilizada para o tratamento da água salobra, com experiências de êxito na maioria das localidades aonde têm sido implantadas as unidades de tratamento de água por dessalinização. Muitas comunidades rurais de Mossoró, RN, são abastecidas com água proveniente do aquífero Jandaíra, de elevada concentração de sais, a qual é tratada em dessalinizadores, possibilitando sua utilização para consumo humano. Nessas comunidades, o rejeito do processo da dessalinização não está recebendo qualquer tratamento ou destinação adequada, sendo despejado diretamente no solo e, quando utilizados na irrigação de culturas não há qualquer fundamentação técnico-científica para o seu uso, causando problemas de salinização nos solos. Devido aos impactos causados pelo uso de águas salobras ou de rejeito salino na irrigação no solo, para viabilizar a sua utilização deve-se sempre adotar algumas práticas especiais de manejo da água e do solo para o controle da salinidade. Sendo a maioria das culturas exploradas na região classificadas como sensíveis a moderadamente sensíveis à salinidade, surge a necessidade de melhor caracterizar essas águas, para se estabelecer o manejo adequado das plantas, solo e sistemas de irrigação. Assim, o presente trabalho objetivou avaliar a qualidade da água para fins de irrigação de comunidades rurais de Mossoró, abastecidas com águas salobras provenientes de poços tubulares, dotados de dessalinizadores, fornecendo estas informações como uma ferramenta de auxílio para o manejo adequado da utilização destas águas na irrigação. Foram selecionadas 30 comunidades rurais para realização das coletas de amostras das águas do rejeito gerado na dessalinização, purificadas e na sua forma natural (água salobra de poço). Nas amostras coletadas foram determinadas a condutividade elétrica da água (CEa), o pH e concentrações de Na+, Ca2+, K+, Cl-, HCO3- e CO32-; além disso, a razão de adsorção de sódio (RAS). As análises das amostras de água foram interpretadas quanto aos riscos de salinidade, sodicidade, toxidade de íons e outros parâmetros de qualidade. Os resultados mostram que as águas dos poços das comunidades rurais estudadas possuem restrições para a sua utilização na agricultura, quanto aos riscos de salinização e sodificação do solo, principalmente as águas das comunidades: São Romão; Boa Fé e Pau Branco; as águas de rejeito da dessalinização possuem elevadas concentrações de sais, principalmente nas comunidades de Boa Fé e Puxa Boi, comprometendo a sua utilização para a irrigação e as águas dessalinizadas, embora possuírem baixos teores de sais têm restrições quanto a problemas de infiltração no solo, caso venham a ser empregadas para irrigação.

Presidente - 1505717 - NILDO DA SILVA DIAS
Externo ao Programa - 1714179 - VANIA CHRISTINA NASCIMENTO PORTO