PONTO DE VISTA E VOZ AUTORAL EM REDAÇÕES NOTA MIL DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM TEXTUAL
Ponto de vista. Voz autoral. Redações nota mil do Enem. Posturas enunciativas. |
Objetivamos, com esta dissertação, investigar o funcionamento textual do ponto de vista e a necessária inscrição de uma voz autoral em redações nota mil do Exame Nacional do Ensino Médio – edição 2021. Neste estudo, adotamos como vertente teórica fundamental a Linguística Textual, em interface com a Linguística da Enunciação. Logo, o aporte teórico fundamental desta pesquisa está centrado nos estudos da análise textual dos discursos (Adam, 2008; 2011) e na abordagem enunciativa e interacionista da narrativa (Rabatel, 2016). No que se refere à caracterização da pesquisa, o estudo é de abordagem qualitativa, de natureza aplicada, com objetivo de enfoque descritivo-exploratório-interpretativista, que tem como procedimento o método documental. Com efeito, a pesquisa tem como corpus de análise sete redações nota mil do Enem presentes na cartilha do participante da edição de 2022, e o protocolo de análise está organizado em quatro momentos: levantamento do corpus, leitura prévia do corpus e definição de categorias de análise, codificação das redações e análise e interpretação dos dados, respectivamente. Os resultados demonstram que nas redações nota mil do Enem, os participantes gerenciam pontos de vista de outros enunciadores para que as suas teses (seus pontos de vista próprios) sejam validadas. Com efeito, tais pontos de vista possuem um funcionamento argumentativo específico e são mobilizados na tomada de posturas enunciativas, sendo a coenunciação a postura predominante. Esse processo de escolhas textuais implica na construção da voz autoral – requisito exigido pelo exame na construção do texto – através da apreensão dos diferentes pontos de vista, do distanciamento, do ato de evitar mesmice e do controle do texto.