POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: CLAUDIA KARINA SOARES DE MACEDO

DISCENTE : CLAUDIA KARINA SOARES DE MACEDO
DATA : 20/03/2024
LOCAL: Google meet

O USO DE FOTOGRAFIAS NA OLIMPÍADA NACIONAL EM HISTÓRIA DO BRASIL (2009-2023)

Fotografia; Ensino de História; ONHB; Formação cidadã.

A presente pesquisa integra a Linha de Pesquisa “Ensino de Ciências Humanas e Sociais” e tem como objetivo central mapear e categorizar as fotografias usadas na Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) ao longo das suas 15 edições (2009-2023). Concomitante a esse levantamento e categorização, discutimos como essas imagens são utilizadas como recurso didático e como fontes para o ensino de História na Educação Básica. Foram mapeadas 169 fotografias e, dada a diversidade de temas que estas tratam, resolvemos agrupá-las em 6 categorias, a saber: mobilizações sociais; gênero; poder, política e Direitos Humanos; memória, patrimônio e identidade; desigualdades sociais e mundo do trabalho. No que se refere aos caminhos da investigação, esta assume o viés qualitativo e se baseia em análise documental, haja vista que as provas da ONHB e as imagens fotográficas são tratadas como documentos. O estudo se fundamenta em autores como Freire (2010), Kossoy (2020); Ciavatta (2012), Mauad (2015), Le Goff (1990), Bittencourt (2008), Rüsen (2001), Sontag (2004), dentre outros. A pesquisa está organizada em quatro seções. Na primeira, introduzimos a discussão e apresentamos nossos objetivos. Na segunda, abordamos a importância do uso de imagens, sobretudo as fotográficas, para o ensino de História na Educação Básica. Na seção seguinte, apresentamos a ONHB no que diz respeito às suas origens, objetivos e trajetória. Por fim, na quarta seção, expomos o mapeamento e a categorização do recurso fotográfico usado nas 15 edições da ONHB e analisamos o papel dessas imagens para a formação do aluno e do professor de História. Os resultados apontam que essa Olimpíada tem desenvolvido um trabalho voltado à formação crítica e cidadã dos estudantes, sendo as fotografias um instrumento para a reflexão dos estudantes acerca de variados temas e, em geral, buscam fazer uma relação entre o passado e o presente. Desse modo, a ONHB tem contribuído para o ensino de História ao romper com os métodos tradicionais de ensino, quando enseja, mediante fotografias e outros recursos didáticos, um processo reflexivo tanto para os estudantes quanto para os docentes dessa disciplina, pois quem ensina também aprende ao ensinar.

Presidente - ***.714.654-** - FRANCISCO DAS CHAGAS SILVA SOUZA - IFRN
Externo à Instituição - LEONARDO LEONIDAS DE BRITO