A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA.
Inteligência Artificial; Aprendizagem de Inglês; Análise Dialógica do Discurso.
O avanço da Inteligência Artificial (IA) tem promovido discussões de diversas naturezas acerca de seu uso em diferentes contextos da atividade humana, inclusive o de ensino e aprendizagem. Com o propósito de contribuir com essas discussões, este estudo objetiva analisar, discursivamente, a relação entre a aprendizagem da língua inglesa e a IA. Para isso, utiliza-se da Análise Dialógica do Discurso como teoria de base. Metodologicamente, é desenvolvida uma pesquisa qualitativa cujo corpus é constituído pelo discurso de 02 (dois) youtubers que tematizam a aprendizagem de inglês por meio da IA. Como resultados parciais, a análise elucida uma concordância entre os sujeitos em relação à valoração positiva do uso da IA, devido às diferentes possibilidades de seu uso, ao passo que apresenta uma disputa de sentido em relação à melhor ferramenta a ser utilizada (ChatGPT versus Character.Ai).