Banca de QUALIFICAÇÃO: THAYANNY KELINNY VASCONCELOS DE LIMA

DISCENTE : THAYANNY KELINNY VASCONCELOS DE LIMA
DATA : 07/03/2024
LOCAL: Caraubas UFERSA

ESCREVER PARA QUÊ? O ensino de produção textual em planos de aula de um Portal educacional.

Produção textual; Ensino significativo;Planos de aula.

Essa dissertação propõe uma análise detalhada dos planos de aula disponíveis no Portal Educacional Escolas na Rede, adotado pelo Estado do Rio Grande do Norte, que são concebidos pelos próprios professores que utilizam a plataforma. Com o objetivo de melhorar o ensino de Língua Portuguesa, a pesquisa explora como esses planos abordam o ensino de produção textual, especialmente diante do desafio de integrar as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) na sala de aula. A análise busca compreender se as atividades propostas vão além do exercício gramatical e da reprodução de modelos de texto, visando promover um ensino significativo para os alunos. A dissertação se apoia em teorias linguísticas, como a perspectiva bakhtiniana sobre gêneros do discurso, e também considera os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A metodologia envolve a análise dos planos de aula, identificando os gêneros textuais mais frequentes, as práticas de leitura e escrita propostas e os critérios de avaliação recomendados.

Presidente - 1240255 - ANANIAS AGOSTINHO DA SILVA
Externo à Instituição - EDUARDO PARÉ GLÜCK