A LITERATURA DE CORDEL NO ENSINO DE HISTÓRIA:
NARRATIVAS RIMADAS E XILOGRAVURAS SOBRE LAMPIÃO
Literatura. Cordel. Ensino de história. Lampião.
A presente pesquisa tematiza o uso da literatura de cordel como recurso didático para o ensino
de história. Tem como objetivo geral analisar a literatura de cordel como fonte de ensino e
compreensão acerca das representações da figura de Lampião, através das xilogravuras. Para
tanto, a pesquisa se servirá de um acervo de cordéis e textos bibliográficos correlatos sobre a
vida de Lampião. A abordagem é interdisciplinar e documental por relacionar a historiografia
em uma perspectiva imagética no ensino da história e com os saberes da literatura. O trabalho
inicia com a introdução, onde se apresentam a justificativa da temática, as problematizações e
se levantam as hipóteses da pesquisa. O texto dissertativo está dividido em três seções: na
primeira sessão observam-se as aproximações e as especificidades da Literatura e da História
como áreas de saberes distintos, mas que se auxiliam quando se pensa didaticamente o ensino
acerca de um passado. Na segunda seção, discutiremos as perspectivas teóricas e práticas em
torno do ensino de história com textos literários, em especial o cordel. A terceira seção
apresenta e analisa os cordéis que abordam a figura de Lampião, verificando sua
aplicabilidade didática para o ensino de história. Como resultado, observamos que o uso dos
cordéis auxilia os alunos a pensar a figura histórica de lampião se servindo de textos e
imagens.