POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: VANESSA DE FRANÇA ALMEIDA GURGEL

DISCENTE : VANESSA DE FRANÇA ALMEIDA GURGEL
DATA : 15/03/2024
LOCAL: PROPPG/UFERSA

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E TECNOLOGIAS DIGITAIS: UM ESTUDO COM DOCENTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE ASSÚ – RN.

Formação continuada de professores. Tecnologias digitais. Escola pública. Práticas pedagógicas.

Este estudo, inserido na discussão sobre a formação continuada de professores e as tecnologias digitais na Educação Básica, demarca como problema de pesquisa: como vem se desenvolvendo a formação continuada de professores para o uso das tecnologias digitais nos anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas da rede municipal de Assú – RN? Elencamos como objetivo geral: Investigar como vem se desenvolvendo a formação continuada de professores para o uso das tecnologias digitais nos anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas da rede municipal de Assú – RN. No que toca aos objetivos específicos, delimitamos: (1) identificar as percepções dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas municipais de Assú – RN acerca da sua formação continuada para o uso das tecnologias digitais; (2) averiguar como se desenvolve a formação continuada de professores para o uso de tecnologias digitais considerando o período antes, durante e pós-pandemia; (3) descrever práticas pedagógicas de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas municipais de Assú – RN com o uso das tecnologias digitais. A investigação fez uso da abordagem qualitativa e tipificou-se como uma pesquisa de campo. Como técnica central para a produção dos dados, frisamos as entrevistas semiestruturadas desenvolvidas com 10 professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de duas escolas da rede municipal de Assú – RN, além da análise, de modo complementar, de livros didáticos utilizados pelas docentes, participantes do estudo. A investigação se fundamentou, teoricamente, em autores que versam a formação continuada de professores, mormente os autores de base crítica, bem como em pesquisadores que dialogam sobre as tecnologias digitais na educação, são eles: Formosinho (2009), Gatti (2008; 2009), Imbernón (2010), Nóvoa (1991; 1992; 2002; 2015), Libâneo (2004; 2015), Lévy (1993; 1999), Moran (2012; 2013), Kenski (2012; 2013), entre outros. Como técnica principal para a análise dos dados, destacamos a análise textual discursiva. Concluímos que há desafios no que toca ao uso das tecnologias digitais em sala de aula pelas professoras, uma vez que a formação continuada vivida por elas, na maior parte, não fez referência ao trabalho com as tecnologias digitais na Educação Básica. Também averiguamos que a formação continuada construída por instâncias municipais se faz como ações pontuais que pouco acrescentam às práticas pedagógicas das docentes nas escolas públicas. Visualizamos limitações, notadamente, associadas à carência de investimentos sobre a formação para uso de tecnologias digitais nas escolas, apontando para a urgência da valorização da formação continuada dos profissionais da educação. A pandemia, por sua vez, impulsionou uma ressignificação das práticas pedagógicas, revelando o poder criativo das professoras diante das limitações a respeito de como manusear as tecnologias digitais em sala de aula.

Presidente - 1083055 - EMERSON AUGUSTO DE MEDEIROS
Externo à Instituição - OSMAR HÉLIO ALVES ARAÚJO - UFPB