Banca de DEFESA: AREILLEN RONNEY ROCHA REGES

DISCENTE : AREILLEN RONNEY ROCHA REGES
DATA : 27/02/2024
LOCAL: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPPG) da UFERSA

NARRATIVAS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS HUMANAS DO CASE, MOSSORÓ – RN: ENSINO-APRENDIZAGEM PARA A RESSOCIALIZAÇÃO DE ADOLESCENTES PRIVADOS DE LIBERDADE.

Ensino-Aprendizagem. Formação de Professores. Educação de Jovens e Adultos. Adolescentes Privados de Liberdade. Socioeducação.

Esta pesquisa tem por objetivo central analisar acerca de como os processos de ensino-aprendizagem vivenciados no Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE), Mossoró – Rio Grande do Norte, contribuem para a ressocialização de adolescentes privados de liberdade, a partir de narrativas de professores da área de Ciências Humanas. Em relação aos objetivos específicos, demarcamos: a) Refletir sobre a formação inicial e continuada de professores do CASE, Mossoró – RN, e suas reverberações nas práticas educativas promovidas com socioeducandos da instituição escolar; b) Investigar a respeito de como a Educação de Jovens e Adultos promovida no CASE, Mossoró – RN, assiste aos socioeducandos privados de liberdade; e c) Evidenciar práticas educativas que repercutem na ressocialização de adolescentes privados de liberdade do CASE, Mossoró – RN. Escolhemos como lócus da investigação uma unidade socioeducativa de internação, CASE/Mossoró, da Fundação de Atendimento Socioeducativo (FUNDASE), no Estado do Rio Grande do Norte. O estudo fez uso da abordagem qualitativa e se tipificou como uma pesquisa (auto) biográfica. De maneira adicional, realizamos o Estado do Conhecimento sobre a educação escolar de adolescentes privados de liberdade. Ademais, como técnicas de produção de dados, utilizamos, a partir de três etapas, as entrevistas narrativas (EN), sendo, posteriormente, a análise textual discursiva (ATD) a técnica de análise de dados na pesquisa. Em relação aos colaboradores da investigação, participaram dois professores do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Professor Alfredo Simonetti, da cidade de Mossoró – RN, que atuam/atuaram na unidade socioeducativa de internação CASE/Mossoró – RN, da área de Ciências Humanas. A investigação se fundamentou, centralmente, em três eixos conceituais e, a cada seção, realizamos, a princípio, três movimentos de fundamentação teórica, são eles: Formação Docente, Educação de Jovens e Adultos e Socioeducação e Ressocialização. Dentre os principais autores, frisamos: Nóvoa (1992), Freire (1996), Garcia (1999), Tardif (2002), Moura (2009), Saviani (2009), Gatti (2010) e Porcaro (2011), quanto à formação docente; no que se refere à EJA, dialogamos com Freire (1991), Haddad e Di Pierro (2000), Arroyo (2006), Paiva e Oliveira (2009), Sampaio (2009), Machado (2017) e Onofre e Julião (2013); e, por fim, acerca da Socioeducação e Ressocialização, destacamos Candau (1983), Sacristán (1995), Liberati (2003), Onofre (2007), Andriola (2013), Groppo (2013), Julião (2013), Cunha e Dazzani (2018), Soares (2020) e Santos (2021). Quanto aos resultados, entendemos a necessidade da difusão de pesquisas sobre a temática, sobretudo, no que toca à dimensão especificamente do sistema socioeducativo, ademais, é nítida que a perspectiva da formação docente, inicial e/ou continuada, é primordial para a atuação em espaços escolares não convencionais, como o de privação de liberdade. Além disso, a Educação de Jovens e Adultos – EJA, como modalidade responsável por esse tipo de atendimento educacional, necessita de uma reconfiguração, adaptabilidade e contextualização para se efetivar como promotora da ressocialização. Percebemos a ausência formativa nos processos de ensino-aprendizagem mediante as narrativas dos professores nas especificidades da socioeducação. A partir da análise com as narrativas e como fruto do processo de construção do estudo, construímos uma proposição, nominada de Pedagogia da Liberdade, no intuito de emergir reflexões e, quando menos, possíveis propostas/soluções para a conjectura da educação escolar no sistema socioeducativo no Estado do Rio Grande do Norte.

Presidente - 1083055 - EMERSON AUGUSTO DE MEDEIROS
Interno - ***.412.754-** - MARCELO BEZERRA DE MORAIS - UERN