POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ISMAEL COSTA DA SILVA

DISCENTE : ISMAEL COSTA DA SILVA
DATA : 19/03/2024
LOCAL: Google meet

CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DE MOSSORÓ-RN SOBRE ARBORIZAÇÃO URBANA NO AMBIENTE ESCOLAR.

ambiente escolar; arborização urbana; concepções; professores.

A presente pesquisa traz em sua essência as concepções e práticas de professores de escolas públicas da rede municipal de ensino fundamental da cidade de Mossoró, no Estado do Rio Grande do Norte, relacionadas à arborização urbana no ambiente escolar. O objetivo geral do trabalho foi analisar as concepções e práticas de professores a respeito da arborização urbana no ambiente escolar de duas escolas públicas do município de Mossoró-RN. E, como objetivos específicos diagnosticar as condições da arborização nas escolas do estudo sob a concepção docente; investigar práticas de professores relacionadas ao ensino do tema arborização urbana e conhecer a contribuição do tema arborização para a formação dos alunos a partir da visão de professores. A pesquisa fez uso de uma abordagem qualitativa, sendo de natureza exploratória e descritiva, delineada como pesquisa de campo, na qual utilizou o método da observação a fim de apreender a situação real da arborização dos ambientes escolares. Além disso, optou-se por realizar questionários e entrevistas com 26 professores das escolas do estudo. O referencial teórico que fundamentou o trabalho com autores que versam sobre ambiente escolar, arborização urbana, educação ambiental, percepção ambiental, etc., são eles: Biondi (2008), Luzzi (2012a, 2012b), Paiva e Gonçalves (2012, 2019), dentre outros. Como resultados, ressalta-se que os professores classificaram o seu ambiente escolar como pouco arborizado, apontando como principais vantagens da arborização escolar a redução de calor e a sombra. Diante disso, observa-se os benefícios das árvores proporcionados na melhoria da qualidade do microclima urbano presente nos espaços educativos. A maioria dos professores responderam que ministram o tema arborização urbana de maneira integrada ao ensino dos conteúdos disciplinares, enquanto outra parte dos docentes não faz a integração do tema aos conteúdos. Os professores apontam que o tema arborização traz contribuições relevantes para a formação dos educandos inerente à cidadania e a responsabilidade socioambiental e uma melhor qualidade de vida. Os resultados desta obra reforçam a necessidade de investir na formação de professores e equipes pedagógicas direcionadas para o ensino do tema arborização, articulado à educação ambiental e aos conteúdos curriculares com enfoque na conscientização ambiental. Conclui-se que o estudo das concepções e práticas docentes a respeito do tema é importante para que possa auxiliar os órgãos públicos na tomada de decisão acerca da melhoria da qualidade ambiental nos espaços livres do ambiente escolar e na qualidade de ensino da Educação Básica.

Externa à Instituição - REBECCA LUNA LUCENA - UFPB
Interno - 1083055 - EMERSON AUGUSTO DE MEDEIROS