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Banca de QUALIFICAÇÃO: IZABEL MARIA NUNES DO NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IZABEL MARIA NUNES DO NASCIMENTO
DATA : 20/12/2023
HORA: 14:30
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO:

A utilização dos vídeos do YouTube na perspectiva da história pública como estratégia para
a problematização dos conteúdos históricos em sala de aula: uma abordagem a partir de
uma experiência no 9° ano do Ensino Fundamental.


PALAVRAS-CHAVES:

História pública digital. Ensino de História. YouTube.


PÁGINAS: 36
RESUMO:

O objetivo deste trabalho é utilizar vídeos do YouTube como estratégia de ensino para
problematizar os conteúdos históricos do 9o ano do Ensino Fundamental. Dessa forma,
pretende-se elaborar uma estratégia metodológica que utilize os vídeos como recurso
didático para a problematização dos conteúdos históricos, analisar a base factual e teórica
dos vídeos selecionados, além de refletir sobre as implicações da utilização dos vídeos em
sala de aula. Os vídeos do YouTube possibilitam uma maior diversidade de sentimentos,
gestos e olhares para facilitar o entendimento dos conteúdos, além de dinamizar e tornar a
aula mais atrativa para os educandos. Eles também oferecem a disponibilidade de
imagens, músicas e sons, facilitando a aprendizagem. Entretanto, existem conteúdos que
não são comprometidos em formar uma base sólida de argumentações, de fontes
históricas ou de referencial bibliográfico. Por isso, utilizamos o conceito de história pública e
história digital para compreendermos de que forma podemos problematizar os vídeos em
sala de aula. A história pública é um termo polêmico e está relacionada com a divulgação
da história fora da academia por diferentes agentes. No Brasil, está relacionada com a
reflexão da participação da população, como também à atuação dos professores e
historiadores fora da universidade. A história digital aborda toda narrativa e fontes históricas
que estão disponibilizadas na Internet. Esses conceitos são importantes para
compreendermos as implicações da utilização dos vídeos de conteúdo histórico do
YouTube em sala de aula, considerando seus desafios e benefícios. Por isso, o problema
desta pesquisa está pautado na construção da história pública digital a partir de vídeos do
YouTube, a fim de problematizar seus conteúdos históricos no Ensino Fundamental Anos

Finais. A metodologia tem como base a pesquisa qualitativa, com abordagem da pesquisa-
ação.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - ***.714.654-** - FRANCISCO DAS CHAGAS SILVA SOUZA - IFRN
Presidente - ***.817.304-** - JUCIEUDE DE LUCENA EVANGELISTA - UERN
Externo ao Programa - 1115983 - OZAIAS ANTONIO BATISTA - null
Notícia cadastrada em: 14/12/2023 10:37
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