Banca de QUALIFICAÇÃO: ELTON SOUZA DE MELO

DISCENTE : ELTON SOUZA DE MELO
DATA : 18/12/2023
LOCAL: Plataforma digital

IDENTIDADE E MEMÓRIAS: O ENSINO COLETIVO DE MÚSICA NA BANDA ANTÔNIOFLORÊNCIO DE QUEIROZ DA CIDADE PAU DOS FERROS- RN.

música, ensino, vivencia, banda de música.

Essa pesquisa tem o objetivo a investigação entre as relações de identidade, ensino ememória, construídas a partir do ambiente de bandas de música, analisando odesenvolvimento das lembranças e vivências dos integrantes, e, a forma do ensino demúsica, da banda de música Antônio Florêncio de Queiroz no município de Pau dosFerros, Rio Grande do Norte.
A banda de música Antônio Florêncio de Queiroz, do município de Pau dos Ferros, RN,teve início no ano de 1919, sendo assim, uma banda centenária. Ao longo do tempo, elase inseriu no desenvolvimento sociocultural da população, se tornando parte relevante dacultura local. Os músicos que fizeram e fazem parte da referida banda, por meio dasvivências cotidianas, possibilitaram a construção de sua identidade, integrada com apopulação local. Portanto, preservar a memória de um povo é compreender a identidadede um grupo, tendo em vista que o passado, que é considerado instrumento da memória,torna-se ferramenta indispensável na construção da identidade social.
Nesse sentido, buscar compreender como ocorreu o processo de formação da bandaAntônio Florêncio de Queiroz, e, quais as formas de construção da identidade ememórias desses, torna-se parte relevante na pesquisa. Assim como destacar comoocorreu ao longo desses cem anos, as questões relacionadas a história. A pesquisa terásua fundamentação detalhada entre os anos 2018 e 2021, com a chegado do MaestroJoão Modesto, ele direcionou o ensino musical para a Banda Antônio Florêncio deQueiroz.
Dessa forma, partiremos de questões bases como: qual a influência da Banda de Músicana construção da identidade individual e coletiva da cidade de Pau dos Ferros- RN.Como os músicos antigos são vistos no contexto atual da cidade. Como a Banda deMúsica “Antônio Florêncio de Queiroz” tornou-se parte da História da cidade de Pau dosFerros – RN? Dessa forma, essas construções servirão para auxiliar na construção dosdados e desenvolvimento dos objetivos propostos na pesquisa, e fundamentar osprocessos que o maestro obteve para a construção das práticas pedagógicas no ensinode música na banda Antônio Florêncio de Queiroz.
A justificativa do nosso projeto será a construção de identidades e memórias econtextualizar a vinda do Maestro João Modesto, para a referida banda de música nosanos de 2018 a 2021, esse período foi a mudança no ensino e nas práticas pedagógicasde musicais.
Construir uma linha do tempo do desenvolvimento da referida banda nos cem anos deformação, identificar as identidades, memórias e os métodos de ensino de música dabanda de música “Antônio Florêncio de Queiroz, compreender como a memória permite acontinuidade da tradição de bandas de música no município.
Essa pesquisa tem o questionamento de investigação no sentido do ensino de Banda deMúsica, a compreensão do estudo, estará direcionada em aplicações na nova formaçãoda Banda de Música, entre os períodos de 2018 a 2021. Com isso a pesquisa terácontribuições na parte do ensino, práticas pedagógicas e fundamentação no ensino deBanda Música.
Nesse sentido, as contribuições para a sociedade será o resgate dos antigosparticipantes e a sociedade que participava ativamente da Banda de Música, essesquestionamentos, sobre a Banda Antônio Florêncio de Queiroz, é algo original, porquenão temos registro de pesquisas direcionadas aos 100 anos da Banda de Música. Dessa forma, a pesquisa poderá contribuir para toda a sociedade, estudiosos de música,e maestros de Bandas de Música. O processo de escolha do tema “Identidade eMemórias: lembranças, e o ensino de música na banda Antônio Florêncio de Queiroz dacidade Pau Dos Ferros- RN” – foi sendo construído ao longo da inquietação em torno dapreservação da memória e identidade daqueles que vivem e viveram a história das bandas de músicas.

Interno - ***.337.844-** - GIANN MENDES RIBEIRO - IFRN
Presidente - 1733994 - GUILHERME PAIVA DE CARVALHO MARTINS