A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA MATEMÁTICA E IMPLICAÇÕES NA PRÁTICAPEDAGÓGICA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Representação Social. Matemática. Docência.
A educação matemática e todos os desafios que se apresentam em seu processo deensino/aprendizagem são temas de grande relevância a serem debatidos tendo em vistasua importância no contexto social, no desenvolvimento do pensamento crítico e nasexperiências adquiridas pelos alunos no âmbito escolar. Tais experiências se iniciamformalmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental e podem refletir os sentimentos queos alunos terão a respeito da matemática no decorrer de percurso escolar. Dessa forma, apartir dos pressupostos teórico-metodológicos da Teoria das Representações Sociaisfundamentada por Serge Moscovici (1978) e usando como aporte complementar a Teoriado Núcleo Central de Jean-Claude Abric (1998), buscamos analisar a relação entre aRepresentação Social da Matemática e a prática docente de pedagogos que lecionamessa disciplina na cidade de Mossoró/RN. Para tanto, utilizaremos o Teste de AssociaçãoLivre de Palavras (TALP) para coleta dos dados, com o objetivo de identificar as evocaçõeslivres expostas pelos alunos, a partir do estímulo indutor: “Para mim, a Matemática é...”.Tais evocações, foram processadas e analisadas por meio do programa computacionalEnsemble des Programmes Permetant l´Analyse des Evocations (EVOC). Além do teste,realizamos entrevistas semiestruturadas para investigar as metodologias dos docentes nasaulas de matemática e os significados que atribuem a essa prática. Os dados produzidos apartir das entrevistas foram tratados através da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1979).