Banca de DEFESA: GERMANO FARIAS PASCOAL

DISCENTE : GERMANO FARIAS PASCOAL
DATA : 30/10/2023
LOCAL: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA E O POTENCIAL DE DESENVOLVIMENTO DA PEDAGOGIA DA AUTONOMIA NO CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA.

Pedagogia da Autonomia. Livro didático. Ensino de Língua Inglesa. Escolas públicas. Análise Dialógica do Discurso.

Este trabalho objetiva explorar o Potencial de Desenvolvimento da Pedagogia da Autonomia (PDPA) na aprendizagem de Língua Inglesa (LI) nas escolas públicas estaduais de Ensino Médio do município de Jaguaruana, Ceará, Brasil, a partir da análise do livro didático (LD) utilizado nestas escolas. A motivação em investigar a Pedagogia da Autonomia no LD se justifica pela relevância que o desenvolvimento da autonomia para o aprendizado da Língua Inglesa. Motiva-se, ainda, por se considerar essencial a adoção da referida pedagogia pelo professor, posto que esta pode favorecer a motivação pelo aprendizado da língua, assim como torná-lo mais significativo, uma vez que o LD pode ser um instrumento valioso para sua promoção. No campo da Linguística Aplicada interdisciplinar, esta investigação articula a Análise Dialógica do Discurso (ADD) e a Pedagogia da Autonomia de Freire, tomando o LD como um enunciado na perspectiva bakhtiniana, que deixa ser tocado pelo discurso teórico da Pedagogia da Autonomia no contexto da aprendizagem de LI. A fim de dar conta deste estudo, adota-se a abordagem de natureza qualitativa, analisando o LD de LI Anytime! Always ready for education, volume único, selecionado pelos professores durante a edição de 2021 do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), utilizado nas três séries do Ensino Médio (1ª, 2ª, 3ª), nas escolas públicas do município durante o triênio de 2021-2023. Diante da análise realizada, os resultados da investigação apontam para a existência de uma relação explícita entre a Pedagogia da Autonomia e o ensino de LI promovido pelo LD, materializando-se a partir da frequência de atividades que contemplam os saberes da referida pedagogia, Refletir criticamente, Consciência do inacabamento, Respeito à autonomia do educando, Tomada consciente de decisões, Saber escutar(Disponibilidade para diálogo) e as dimensões da autonomia na aprendizagem de LI, Assumir papel de protagonistas/(aprender de forma independência/autodireção), Monitoramento/Autoavaliação/autorregulação da aprendizagem, em todas as unidades (principais/especiais), em seis das sete seções, Let's Start, Reading, Listening, Speaking, Writing, Self-Assessment, e em suas subseções. Assim, o exemplar do LD analisado apresenta PDPA, que pode ser flagrado por meio da presença do quantitativo de 124 atividades que favorecem o desenvolvimento da autonomia frente ao total de 142, em outras palavras, um percentual de 87,32%. Por conseguinte, constatou-se, a existência de apenas 18 atividades que não apresentam PDPA, na seção Language Study (atividades de gramática), representando uma porcentagem de apenas 12,68%.Diante de um número expressivo de atividades com PDPA, cabe ao professor por meio de sua prática pedagógica, utilizar o LD de LI de forma que essa potencialidade seja concretizada e o desenvolvimento da autonomia dos estudantes seja alcançado.

Externo à Instituição - ANA MARIA PEREIRA LIMA - UECE
Interno - 1989536 - MARIO GLEISSE DAS CHAGAS MARTINS