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Banca de DEFESA: AMANDA APARECIDA DA COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : AMANDA APARECIDA DA COSTA
DATA : 31/10/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Remoto via Google Meet
TÍTULO:

ESTRATÉGIAS DE POLIDEZ NO GÊNERO DEBATE EM SALA DE AULA DE ALUNOS
PRIVADOS DE LIBERDADE: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DA
ARGUMENTAÇÃO EM TEXTOS ORAIS


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Polidez. Argumentação. Debate. Ensino. Oralidade.


PÁGINAS: 174
RESUMO:

Nesta pesquisa, buscamos analisar as estratégias de polidez no gênero debate em sala
de aula de alunos privados de liberdade e, a partir disso, apresentar contribuições para o
ensino da oralidade e da argumentação. Para tal, compreendemos que todo discurso é
constitutivamente argumentativo, independente da sua organização composicional e da
situação comunicativa em que é produzida. Assim, destacamos a polidez linguística, que
se refere a um conjunto de comportamentos, expressões e ações usados para
demonstrar respeito, consideração e cortesia em interações sociais. Diante desta
premissa, as estratégias de polidez e argumentação podem ser usadas de forma
interconectada para facilitar uma comunicação eficaz e persuasiva. Deste modo,
estabelecemos o seguinte objetivo para essa pesquisa: investigar que estratégias de
polidez são empregadas por alunos privados de liberdade na construção da
argumentação em interações desenroladas no gênero debate. Como objetivos
específicos, buscamos identificar as estratégias de polidez empregadas por esses alunos
no gênero debate; observar como essas estratégias impactam na construção da
argumentação, considerando os tipos de argumentos pelos alunos empregados; elaborar,
aplicar e avaliar a aplicação de uma cartilha didática voltada para o ensino da oralidade e
argumentação no gênero debate. O aporte teórico desta pesquisa se situa, de maneira
macro, no campo da Linguística Textual, a partir de autores: Marcuschi (2001; 2003),
Antunes (2003), Fávero, Andrade e Aquino (2003), Aquino (2005), Silva (2020); na teoria
da pragmática abordamos Goffman (1970), Brown e Levinson (1978) , Leech (1983); na
análise do discurso, entre outros autores, usamos Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005),
Kerbrat-Orecchioni (2006), Ferreira (2014), Amossy (2020). A metodologia adotada é de

caráter qualitativo e de natureza aplicada, de cunho descritivo com base na pesquisa-
ação. A análise do corpus se detém sobre as transcrições diretas do gênero debate,

coletada a partir da aplicação de uma oficina sobre debate regrado e argumentação. Os
resultados apontam que os sujeitos fizeram uso de técnicas argumentativas, como
analogia, argumentos de autoridade, argumento por dissociação das noções entre
outros, durante a realização do debate regrado ocorreram estratégias de polidez positiva,
com o intuito de evitar confrontos diretos durante a argumentação, como também
apresentaram diversos episódios de polidez negativa para ameaçar a face do outro.
Desse uso, compreendemos que as estratégias de polidez desempenharam um papel
significativo na construção da argumentação, uma vez que afetaram a maneira como os
sujeitos se apresentaram durante a realização do debate regrado. Por fim, a oficina de
debate regrado promoveu uma experiência enriquecedora para os discentes do sistema
prisional, sobretudo em como conduzir um debate regrado.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - Evandro de Melo Catelão
Presidente - 1240255 - ANANIAS AGOSTINHO DA SILVA
Externo à Instituição - SAMUEL DE CARVALHO LIMA
Notícia cadastrada em: 23/10/2023 14:51
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