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Banca de DEFESA: HIGO THAYRONE DA SILVA COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HIGO THAYRONE DA SILVA COSTA
DATA : 27/10/2023
HORA: 09:00
LOCAL: ONLINE: Via Google Meet;
TÍTULO:

DO OUTRO LADO DO DISPLAY: A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO ESTUDANTE-PESQUISADOR EM FEIRAS DE CIÊNCIAS.


PALAVRAS-CHAVES:

Atuação dos Estudantes. Feira de Ciências. Anos Finais do Ensino Fundamental. Cultura

Científica.


PÁGINAS: 141
RESUMO:

A escola torna-se cada vez mais um espaço importante para a propagação e acesso a uma
democratização da cultura científica, intermediada pelas realizações de Feira de Ciências,
fazendo com que estudantes aprendizes interajam e desenvolvam ações-reflexões-ações,
tornando-os dinâmicos e, ao mesmo tempo, não os deixando parados, ou seja, sendo eles
os protagonistas. Nesta pesquisa analiso como o sujeito enquanto estudante se constitui
pesquisador a partir de suas participações em Feiras de Ciências já no Ensino
Fundamental Anos Finais. A pesquisa tem abordagem qualitativa, atrelada à pesquisa
bibliográfica, documental e de campo, cujas informações dos documentos coletados
complementam a investigação que é do tipo estudo de caso. Foram realizadas entrevistas
com dezesseis estudantes, sendo dois de cada turma do sexto ao nono ano. Os sujeitos da
investigação foram os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental que participaram,
no período de 2019 a 2022, de Feiras de Ciências no formato presencial e online, de
abrangência municipal, estadual e nacional e que estavam matriculados regularmente em
uma escola da rede municipal de ensino no ano letivo de 2022. Foram estipuladas três
categorias a priori: relação do sujeito estudante-pesquisador com as Feiras de Ciências;
relação do sujeito estudante-pesquisador com ele mesmo e relações entre os sujeitos e a
cultura científica na formação de estudantes-pesquisadores. A partir disso, busquei
entender como esses sujeitos se constituem, ao longo de suas participações em Feiras de
Ciências, como pesquisadores. As conclusões estão pautadas na formação desses
estudantes, visto que eles trocam experiências e vivências durante os processos
formativos em sala de aula e nas suas apresentações no momento de realizações das
Feiras de Ciências, estando em contato com outros atores de linguagem cultural similar.
Assim, estabelecem importantes marcas que a Feira de Ciências é capaz de trazer no
desenvolvimento das etapas que acontecem do outro lado do display, que nada mais é que
o processo de elaboração de um banner ou pôster de apresentação do projeto científico
para uma Feira de Ciências. Constituindo, desse modo, seu processo identitário, o qual eu
designo como estudante-pesquisador, de maneira singular.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ADEMIR ARAÚJO DA COSTA - UFRN
Presidente - ***.231.304-** - JOSÉLIA CARVALHO DE ARAÚJO - UERN
Externa à Instituição - JUCIEUDE DE LUCENA EVANGELISTA - UERN
Interna - 2259009 - SIMONE MARIA DA ROCHA
Notícia cadastrada em: 23/10/2023 11:57
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