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Banca de DEFESA: RAMILSON MEDEIROS DE MACEDO SALDANHA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAMILSON MEDEIROS DE MACEDO SALDANHA
DATA : 30/10/2023
HORA: 08:00
LOCAL: IFRN
TÍTULO:

O ENSINO CRÍTICO DE INGLÊS PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ NA ESCOLA PÚBLICA:

UMA ANÁLISE DIALÓGICA DOS DISCURSOS DOS ESTUDANTES.


PALAVRAS-CHAVES:

Língua Inglesa. Ensino crítico. Formação cidadã. Análise Dialógica do Discurso.


PÁGINAS: 120
RESUMO:

Na escola pública, o ensino de língua inglesa ainda é alvo de muitas indagações e tem
passado por intensos debates. Parte dessas discussões se dá pela pesquisa realizada
por professores-pesquisadores, no âmbito acadêmico, que refletem sobre sua própria
prática profissional na escola pública. Com o propósito de contribuir com a continuidade
desse debate e de forma a promover uma formação dos estudantes como cidadãos
críticos, este estudo objetiva analisar o discurso dos estudantes de uma turma do nono
ano do ensino fundamental de uma escola pública no município de Mossoró-RN frente ao
ensino crítico de língua inglesa para a formação cidadã. À luz da Linguística Aplicada
(LA) INdisciplinar, fundamentamos nossa investigação com a Análise Dialógica do
Discurso (ADD) e a Pedagogia Crítica Freiriana, como também discutimos alguns
estudos sobre o ensino crítico de inglês no Brasil. Diante disso, essa pesquisa propõe-se
a responder a seguinte questão de investigação: Como os estudantes respondem ao
ensino de língua inglesa em perspectiva crítica para a formação cidadã na escola

pública? Metodologicamente, realizamos uma investigação qualitativa do tipo pesquisa-
ação, por meio de um plano de ação, no contexto de ensino da língua inglesa na escola

pública, tendo como princípio a educação como prática da liberdade comprometida com
a justiça social. O corpus dessa pesquisa é constituído pelas respostas dos estudantes
às atividades, mediante ação pedagógica crítica do professor, como também das
respostas dos participantes à entrevista semiestruturada. Tomamos essas respostas
como enunciados concretos, concebendo-os como elos da interação discursiva. As
análises dos enunciados dos estudantes evidenciam que eles/elas consideram
importante que as aulas de inglês também promovam o debate de modo a contribuir para
a formação cidadã, pois tratam-se de temas presentes no cotidiano cuja discussão
combate a desinformação e gera conhecimentos que levarão para a vida. De acordo com
análise dos discursos dos estudantes percebemos que eles avaliaram, em sua maioria,
que gostaram de debater os temas propostos, bem como participar das atividades
implementadas. Concluímos que, através do plano de ação implementado em oito aulas
com temas de caráter político-social, mediante a ação pedagógica crítica do professor na
aula de inglês, os estudantes se sentiram estimulados ao pensamento crítico ao
debaterem os temas: educação e cidadania, direitos humanos, igualdade de gênero e
combate ao racismo.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1240255 - ANANIAS AGOSTINHO DA SILVA
Externo à Instituição - MARCOS NONATO DE OLIVEIRA - UERN
Interno - ***.588.213-** - SAMUEL DE CARVALHO LIMA - IFRN
Notícia cadastrada em: 23/10/2023 11:52
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