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Banca de DEFESA: THRYCIA VIVIANE GADELHA MACENA OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THRYCIA VIVIANE GADELHA MACENA OLIVEIRA
DATA : 31/10/2023
HORA: 14:00
LOCAL: THRYCIA VIVIANE GADELHA MACENA OLIVEIRA
TÍTULO:

ENTRE CURRÍCULO(S) E SONS: UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DE

PROFESSORES NA LICENCIATURA EM MÚSICA DA UERN.


PALAVRAS-CHAVES:

Currículo. Formação inicial de professores. Licenciatura em Música. Docência na escola

pública.


PÁGINAS: 99
RESUMO:

Esta pesquisa tem como tema central o currículo da licenciatura em Música da UERN,
delimitou-se para a análise do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e para a formação
pedagógica na perspectiva de professores da escola pública, egressos do curso. Como
problema de pesquisa, ressaltou: como vem se desenvolvendo o processo curricular de
formação inicial de professores na Licenciatura em Música da UERN? O trabalho tem
como objetivo geral analisar o processo curricular de formação inicial de professores no
curso de Licenciatura em Música da UERN. Os objetivos específicos são: (a) Investigar o
PPC de 2014 da Licenciatura em Música da UERN; (b) Descrever o lugar da formação
pedagógica no PPC de 2014 da Licenciatura em Música da UERN; e (c) Pensar se o
currículo da Licenciatura em Música da UERN, na perspectiva de docentes de escolas
públicas que são egressos do curso, está em sintonia com o ensino de Música na
Educação Básica. A pesquisa fez uso da abordagem qualitativa e tipificou-se como um
estudo de caso. Além disso, realizou-se a análise documental do PPC (2014) da
Licenciatura em Música da UERN, bem como entrevistas semiestruturadas com dois
egressos do curso que estão atuando como professores na Educação Básica no
Município de Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil. Como técnica para a análise dos
dados, utilizou-se da Análise Textual Discursiva (ATD). O estudo se fundamentou em
autores de base crítica tanto no que toca ao currículo, como à formação inicial de
professores de Música para atuação na Educação Básica, são eles: Silva (2001; 2010),
Sacristán (2000; 2013), Penna (2004), Saviani (2009), Gonçalves (2013), Pereira (2013),
Dias e Passos (2016), Medeiros, Dias e Olinda (2020), dentre outros. Além do mais,
considerou-se a base normativa acerca da formação inicial de professores da Educação,
como a Resolução CNE/CP No 2/2019 e a Resolução CNE/CP No 2/2004. Conclui-se que
o PPC (2014) da Licenciatura em Música da UERN contempla, na maior parte, as
prescrições dos documentos normativos referenciados para a formação de professores
no Brasil, especialmente para a formação inicial de professores de Música. Entretanto,
considerando a realidade de atuação na escola pública dos docentes que participaram da
pesquisa, existe a necessidade de repensar a formação inicial de professores no curso
de Música, bem como a organização de seu currículo, no que toca, principalmente, em
considerar que a disciplina da Educação Básica que agrega a Música é a disciplina de
Arte e não uma disciplina específica de Música.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1083055 - EMERSON AUGUSTO DE MEDEIROS
Interno - 2324611 - FRANCISCO VIEIRA DA SILVA
Interno - ***.412.754-** - MARCELO BEZERRA DE MORAIS - UERN
Externo à Instituição - Sebastião Silva Soares - UFT
Notícia cadastrada em: 23/10/2023 11:48
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