Banca de QUALIFICAÇÃO: AFONSO JAMPIERRY SILVEIRA DE ALMEIDA

DISCENTE : AFONSO JAMPIERRY SILVEIRA DE ALMEIDA
DATA : 30/10/2023
LOCAL: UERN - Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - Campus Mossoró

Escola em tempo integral no Ceará: A construção do currículo de qualidade na perspectiva docente.

Palavras-chave: Escola em tempo integral. Currículo. Construção. Docente. Qualidade.

O presente trabalho, de caráter qualitativo, trata de discussões acerca da construção de um currículo de qualidade sob a perspectiva docente. Por se tratar de uma política em expansão no cenário educacional brasileiro, decidimos relacionar o objeto de pesquisa a proposta de ensino em tempo integral da rede de ensino público do estado do Ceará, no período de 2016 a 2023, com foco na região do Maciço de Baturité, na cidade de Pacoti, mais precisamente na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Menezes Pimentel, constuindo o lócus da pesquisa. Com essa pesquisa, buscamos compreender como acontece a compreeensão, recontextualização e construção de um currículo que busque qualidade no ensino e na aprendizagem sob a perspectiva do docente. Para tanto, partimos da ideia dos contextos e conceitos relacionados ao currículo, ao descrever historicamente o caminho percorrido pela política da educação em tempo integral no Brasil e no estado do Ceará. Dessa maneira, trazemos por meio da relação entre autonomia escolar e currículo, da observância da participação docente na construção do currículo adotado na escola e discussoes que analisam e subsidiam a qualidade curricular. Trazendo à lume a contribuição, com a visão teórica pós-estruturalista, da ótica de renomados curriculistas como Stephen Ball, Alice Lopes e Macedo, que nos faz compreender que o contexto da prática é onde a política está sujeita à interpretação e recriação, capaz de produzir efeitos e consequências que podem representar mudanças e transformações significativas na política original. Analisamos a voz dos educadores, usando como método base a entrevista semiestruturada, além da abordagem teórica, a análise dos documentos oficiais que norteiam a política da escola de ensino médio em tempo integral no Ceará. A conclusão provisória e contigente, mostra que, a partir da construção do núcleo de significação, dos indicadores e pré-indicadores foi possível realizar a análise e interpretação dos dados, no qual constatamos (EM BREVE)... Desse modo, é preciso ou possivel ( EM BREVE) considerar que ainda existe um longo caminho a percorrer para que o olhar dos professores sejam considereados, pois ainda vivenciamos um clima de participação retórica na construção do currículo escolar, apesar de estarem conscientes destes preceitos (passível de mudança).

Externo à Instituição - ELCIMAR SIMAO MARTINS - UNILAB
Presidente - ***.823.203-** - JEAN MAC COLE TAVARES SANTOS - UERN