POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: DEBORA RAQUEL DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DEBORA RAQUEL DOS SANTOS
DATA : 09/10/2023
HORA: 14:00
LOCAL: UERN
TÍTULO:

“EDUCAÇÃO NA PERIFERIA E A CONSTITUIÇÃO DE IDENTIDADES NEGRAS: UMA ANÁLISE SOBRE PROCESSOS ÉTNICO-RACIAIS DE ESCOLARIZAÇÃO PÚBLICA DE JOVENS DE ESPAÇOS POPULARES”


PALAVRAS-CHAVES:

Educação. Identidade Negra. Racismo.


PÁGINAS: 121
RESUMO:

O presente trabalho é fruto das experiências, vivências enquanto mulher negra, professora e educadora social, residente urbana e periférica na comunidade localizada na cidade de Mossoró-RN. Por meio da atuação como educadora social, tive a oportunidade de desenvolver diversos trabalhos com crianças, adolescentes e jovens, durante o período de 2016 a 2019, nesse contexto, na realização das atividades e ações com a juventude, identificou-se uma grande quantidade de jovens que não se reconheciam como negros/as. E a partir dessas vivências surge a problematização desta pesquisa com a seguinte questão: como se constitui a identidade negra dos jovens em escola numa periferia de Mossoró-RN? Analisar assim, como os/as jovens constroem a sua identidade étnico-racial a partir da educação dentro da periferia. Para tanto, na perspectiva das relações étnico-raciais e do ensino antirracista na escola, utilizamos as bases teóricas Hall (2006) e Fanon (2008), os quais trazem contribuições sobre a construção de identidades negras no ambiente escolar. Candau (2007) abordando as questões do currículo e as imposições culturais sobre ele. Munanga (1994, 2003, 2005, 2006), que trata de discussões sobre racismo no ambiente escolar, também utilizamos Bento (2022) que trata do pacto da branquitude e seus privilégios, e Souza (1981), que trata o racismo como uma violência presente no cotidiano de forma que o corpo negro é violentado de diversas maneiras. Metodologicamente a abordagem da pesquisa é de natureza qualitativa, explicativa e da pesquisa-ação, caracterizada por meio da aplicação de oficina de fanzine numa turma de 31 alunos de uma escola pública na periferia, bem como da aplicação de questionários semiestruturados para a geração de dados.


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 1495311 - ADY CANARIO DE SOUZA ESTEVAO - nullPresidente - ***.702.054-** - ELIANE ANSELMO DA SILVA - UERN
Interno - 1733994 - GUILHERME PAIVA DE CARVALHO MARTINS
Externo à Instituição - Renan Colombo Simões - UERN
Notícia cadastrada em: 06/10/2023 14:07
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa01.ufersa.edu.br.sigaa01