POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: LYANKA LEONARA DA COSTA AMARAL

DISCENTE : LYANKA LEONARA DA COSTA AMARAL
DATA : 06/10/2023
LOCAL: virtual, pelo Google Meet

AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÂO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA E SUAS IMPLICAÇÕES NA SALA DE AULA: UM ESTUDO COM PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE APODI-RN.

Formação Inicial em Matemática. Prática Docente. Tecnologias da Informação e Comunicação.

Esta pesquisa aborda a formação inicial dos professores de matemática e a prática de ensino sobre uso das Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC’s. A temática surgiu com nossa preocupação em relação ao uso das tecnologias aplicadas em sala de aula no contexto das aulas de Matemática e nossa reflexão sobre a formação recebida durante a licenciatura em Matemática. A pesquisa tem como objetivo geral, compreender a formação inicial do professor de Matemática e a transposição didática em relação ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação nas turmas dos últimos anos do ensino fundamental nas escolas estaduais da cidade de Apodi-RN. O estudo foi realizado com professores de Matemática que lecionam no ensino fundamental II, nas escolas estaduais do município de Apodi-RN. Utilizamos a abordagem qualitativa, de caráter exploratório, e para construção dos objetos de análise, observamos os documentos gerados pelos docentes (planos de ensino) e as entrevistas semiestruturadas. O público-alvo é composto por 6 professores em exercício na rede estadual de ensino. E a escolha se deu em visita prévia às instituições de ensino e compõe todo o corpo docente que atualmente leciona matemática nas escolas urbanas da rede estadual do município de Apodi-RN. Espera-se identificar as TIC’s na formação inicial de professores de matemática, como também, apresentar um diálogo sobre a prática docente com o uso das TIC’s no ensino fundamental, e partir disto, elencar possibilidades para o ensino e aprendizagem na disciplina de Matemática.

Externa à Instituição - LILIANE DOS SANTOS GUTIERRE - UFRN
Interno - ***.412.754-** - MARCELO BEZERRA DE MORAIS - UERN