Banca de QUALIFICAÇÃO: ISMAEL COSTA DA SILVA

DISCENTE : ISMAEL COSTA DA SILVA
DATA : 21/09/2023

A PERCEPÇÃO DE DOCENTES SOBRE ARBORIZAÇÃO URBANA E AMBIENTE ESCOLAR.

Ambiente escolar; Arborização urbana; Docentes; Educação ambiental; Percepção ambiental.

O propósito deste trabalho é realizar uma análise da percepção de professores de duas instituições públicas educativas da rede municipal de ensino fundamental da cidade de Mossoró - RN sobre arborização urbana no ambiente escolar, contribuindo com a produção de ambientes com vegetação que promovam o ensino - aprendizagem, e ainda, sirvam como ferramenta de aporte às práticas escolares. Assim, formulei como norteador da pesquisa, o seguinte objetivo geral: analisar a percepção de docentes da rede municipal de ensino fundamental de Mossoró-RN sobre arborização urbana e sua contribuição no ambiente escolar; bem como os objetivos específicos: diagnosticar as condições da arborização urbana das escolas da rede municipal em estudo; conhecer as práticas docentes envolvendo o tema arborização urbana; identificar a relevância do tema da arborização urbana para a formação dos educandos. A pesquisa se trata de uma abordagem qualitativa e quantitativa, bem como, uma pesquisa descritiva. A pesquisa está voltada para a aplicação de um questionário com perguntas estruturadas e semiestruturadas, para obtenção de informações acerca da percepção ambiental dos docentes investigados. Para tanto, trago à luz a contribuição dos autores: Azevedo et al. (2004), Biondi et al. (2008), Bonametti (2000, 2020), Dias (2004, 2010), Chauí (2011), Fagundes et al. (2015), Fedrizzi et al. (2003), Louv (2016), Luzzi (2012), Paiva e Gonçalves (2012, 2018), Reigota (2014), Santos (2006, 2007, 2008), Tuan (2012, 2013), entre outros. Espera-se com o referente estudo ajudar os atores sociais desses espaços a perceberem mais o ambiente em que vivem, colaborando assim na conscientização da necessidade de sua preservação. Ademais, esse estudo é pertinente para se repensar as práticas docentes a fim de se construir uma educação mais pautada para o cuidado com o ambiente e com as pessoas. E ainda, servir de auxílio aos órgãos públicos na tomada de decisão acerca da melhoria da qualidade ambiental e na qualidade do ensino escolar.

Interno - 1083055 - EMERSON AUGUSTO DE MEDEIROS
Presidente - ***.231.304-** - JOSÉLIA CARVALHO DE ARAÚJO - UERN