A LEITURA LITERÁRIA ATRAVÉS DOS RECONTOS DE CONTOS DE FADAS: UMA ANÁLISE DA COMPREENSÃO LEITORA.
contos de fadas, literatura infantil, reconto, compreensão leitora.
Esta dissertação analisa a compreensão leitora discente a partir da leitura de recontos de contos de fadas numa turma de 4º ano pertencente ao segundo ciclo dos anos iniciais do ensino fundamental público onde especificamente busca 1) entender como se apresentam os recontos de contos de fadas na turma; 2) identificar as narrativas de encantamento que fazem parte do repertório cultural discente e de que maneira estão consolidadas na memória de trabalho de longo prazo destes, 3) estabelecer a leitura de recontos de contos de fadas; 4) promover atividades de recontos de contos de fadas visando analisar a proficiência leitora e incentivar o protagonismo discente na ação de recontar histórias. Este estudo se fundamenta na visão dos autores que versam sobre letramento literário, formação leitora, literatura infantil e contos de fadas tais como Street (2014), Azevedo (2014), Pontes (2012), Zilberman (2003), Coelho (2012) e Aguiar (2012).A pesquisa é de abordagem qualitativa sob uma a perspectiva metodológica de pesquisa-ação em que num primeiro momento do processo investigativo se confirmará pela observação participante a ser realizada numa turma de 4° ano dos anos iniciais do ensino fundamental sob a jurisdição da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte e também por uma entrevista semiestruturada com a docente regente deste grupo. Posteriormente, efetivaremos mediações de leitura visando a produção de recontos escritos pelos discentes que constituirão o corpus de análise deste estudo.