POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCA GOMES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANCISCA GOMES DA SILVA
DATA : 27/09/2023
LOCAL: Google Meet

NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DETENTOS.

educação; Educação de Jovens e Adultos; privação de liberdade; narrativas autobiográficas; reintegração social.

Esta pesquisa, no contexto da Educação de Jovens e Adultos, de cunho qualitativo-interpretativo, volta o seu olhar para alunos da Educação de Jovens e Adultos em situação de privação de liberdade do Centro Estadual de Educação de jovens e Adultos Senador Guerra, que funciona no interior da Penitenciária Estadual do Seridó, localizada na cidade de Caicó/RN. A escolha por esse espaço educacional se deu pela minha participação como voluntária do Projeto Espaço Fênix de Ressocialização e responsável pedagógica na referida instituição penal e como professora dos anos iniciais, nessa escola; e, por estar à frente desse trabalho, surgiu o interesse em desenvolver uma pesquisa que pudesse responder à seguinte pergunta: de que forma a inserção das narrativas (auto)biográficas pode contribuir com a educação e formação de jovens e adultos em situação de privação de liberdade? Para tanto, a fundamentação teórica ancora-se na concepção de Freire (2014), Portugues (2001), Passeggi (2014) e Nóvoa (1988). A opção metodológica – entrevistas narrativas Bauer e Gaskell (2002), entre outros estudiosos –, justifica-se por considerá-las uma atividade pedagógica, nas dimensões de formação e da autoformação dialética que se opera nas práticas de ensino e aprendizagem entre educandos e educadores, além de proporcionar aos sujeitos um melhor conhecimento de si, do outro e do contexto social do qual estão inseridos ressignificando fatos vivenciados. Ao final do processo, espera-se que os alunos se autorreconheçam e passem a minimizar, por exemplo, os danos pessoais e sociais decorrentes do processo de encarceramento, uma vez que os regramentos institucionais intervêm nas subjetividades dessa população de maneira danosa, além de uma inovação metodológica que possibilitem um ensino interativo, significativo na formação dos educandos para o exercício de sua cidadania e uma possível reintegração social.

Interno - 1083055 - EMERSON AUGUSTO DE MEDEIROS
Interno - 2324611 - FRANCISCO VIEIRA DA SILVA