POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO MAILSON DE LIMA CAVALCANTE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANCISCO MAILSON DE LIMA CAVALCANTE
DATA : 28/09/2023
HORA: 10:00
LOCAL: Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) - Campus Caraúbas
TÍTULO:

PONTO DE VISTA E VOZ AUTORAL EM REDAÇÕES NOTA MIL DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM TEXTUAL-ENUNCIATIVA.


PALAVRAS-CHAVES:

Ponto de vista. Voz autoral. Redações nota mil do Enem. Posturas enunciativa.


PÁGINAS: 64
RESUMO:

Objetivamos, com esta dissertação, investigar o funcionamento textual-enunciativo do ponto de vista e a necessária inscrição de uma voz autoral em redações nota mil do Exame Nacional do Ensino Médio – edição 2021. Nessa perspectiva, acreditamos que, ao escrever o gênero-exame redação do Enem, o participante gerencia pontos de vista de outros enunciadores para que a sua tese e o seu próprio ponto de vista sejam validados. Com efeito, tais pontos de vista possuem um funcionamento argumentativo específico e são mobilizados na tomada de posturas enunciativas pelo participante, locutor-enunciador primeiro. Neste estudo, adotamos como vertente teórica fundamental a Linguística Textual, em interface com a Linguística da Enunciação. No tocante à Linguística Textual, o estudo tem respaldo teórico em Adam (2011), Franchi (2002), Marcuschi (2008), Travaglia (2009), Oliveira (2016), Abreu (2017), Costa Val e Mendonça (2017), Cavalcante et al. (2020; 2022), Marquesi (2019), Koch (2020), Koch e Elias (2020), Fernandes (2020), Oliveira (2021) e Cavalcante e Silva (2022; 2023). Já no que se refere à Linguística da Enunciação, o estudo se ampara em Ducrot (1987), Benveniste (2006) e Rabatel (2016). Além disso, esta dissertação se apoia em outros conceitos importantes para estudos que refletem sobre o uso da linguagem, como a retórica em Aristóteles (2014), a nova retórica em Perelman; Tyteca (2014), a análise do discurso em Possenti (2002) e Amossy (2020). No que se refere à caracterização da pesquisa, o estudo é de abordagem qualitativa, de natureza básica, com enfoque descritivo-exploratório-interpretativista, que tem como procedimento o método documental. Com efeito, a pesquisa tem como corpus de análise sete redações nota mil do Enem presentes na cartilha do participante da edição de 2022, e o protocolo de análise está organizado em quatro momentos: levantamento do corpus, leitura prévia do corpus e definição de categorias de análise, codificação das redações e, análise e interpretação dos dados, respectivamente. No processo de tratamento dos dados, adotamos os seguintes procedimentos de análise: primeiramente, identificamos e descrevemos os pontos de vista inscritos nas redações a partir das marcas textuais-enunciativas. Em seguida, verificamos como os participantes inscrevem no texto uma voz autoral para defender sua tese ao mobilizar pontos de vista. Depois, observamos o funcionamento argumentativo dos pontos de vista alheios convocados pelos participantes nas redações e, por último, analisamos como os participantes se posicionam enunciativamente em relação aos pontos de vista alheios convocados nas redações. A pesquisa ainda não dispõe de resultados.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ROSALICE BOTELHO WAKIM SOUZA PINTO - PESQUISADOR
Presidente - 1240255 - ANANIAS AGOSTINHO DA SILVA
Interno - 1989536 - MARIO GLEISSE DAS CHAGAS MARTINS
Notícia cadastrada em: 12/09/2023 07:23
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