O ENSINO DE MÚSICA NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO IFPI: Integralizando as áreas do conhecimento
Cursos técnicos integrados; Integração; Ensino de música e Formação profissional.
Esta pesquisa tem como objetivo geral averiguar de que forma o componente curricular arte, especificamente a linguagem musical, se integra as demais áreas do conhecimento nas turmas dos cursos técnicos integrados o campus Teresina Central do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí. Já os específicos consistem em averiguar como a música está inserida no currículo; como o ensino de música tem contribuído para a formação profissional dos alunos; que proposta de trabalho tem sido adotada e qual a visão do docente na perspectiva do currículo. Para atender os objetivos propostos neste trabalho, será adotada a abordagem qualitativa do tipo exploratória, uma vez que esta possibilitará uma maior flexibilidade em sua realização e permitirá ao pesquisador entrar em contato com o campo de trabalho, relacionando-se com o objeto da pesquisa. A coleta das informações, posteriormente transformadas em dados, será realizada mediante a análise documental e entrevistas junto aos docentes e alunos das turmas. As entrevistas serão realizadas de forma semiestruturada.