POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOÃO JEISIANO SALVADOR DA SILVA FERNANDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOÃO JEISIANO SALVADOR DA SILVA FERNANDES
DATA : 08/09/2023
LOCAL: IFRN-CAMPUS MOSSORÓ

ENSINO DE INGLÊS MEDIADO POR TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ESCOLA PÚBLICA: UMA ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO DO PROFESSOR-PESQUISADOR

Palavras-chave: tecnologias digitais. língua inglesa. escola pública. análise dialógica do discurso

O ensino de inglês na escola pública, por meio de tecnologias digitais, é uma temática que tem sido bastante estudada. Contudo, as tecnologias digitais estão em constante renovação com o surgimento de novos aplicativos que podem ser utilizados para auxiliar no processo de ensino e de aprendizagem de língua inglesa (PAIVA, 2019; ARAGÃO,GUANAES, 2022). Então, buscamos investigar o ensino de língua inglesa mediado por tecnologias digitais na escola pública a partir da análise do discurso de professores-pesquisadores participantes do Seminário Internacional da ABRALITEC. Além de Identificar as tecnologias digitais utilizadas para ensinar a língua inglesa na escola pública e com isso elucidar o posicionamento dos professores-pesquisadores de inglês sobre o ensino da língua por meio de tecnologias digitais. Para isso, fundamentamo-nos nas concepções de que a língua é interação social e mediadora das relações humanas que são evidenciadas por meio de enunciados concretos e realizadas em forma de gêneros do discurso (BAKHTIN, 2016; VOLÓCHINOV, 2017). A abordagem desta investigação é de caráter qualitativo (MINAYO, 2017; GONZALEZ 2013, 2020; GERHARDT & SILVEIRA, 2009). O corpus é constituído de 28 resumos que foram publicados nos cadernos de resumos do Seminário Internacional da ABRALITEC em suas edições I, II, III, na área temática trata sobre novas tecnologias aplicadas ao ensino e à aprendizagem de língua inglesa. Tomamos esses resumos como enunciados concretos que externam a prática e as vivências do professor-pesquisador sobre o ensino e aprendizagem da língua inglesa na escola pública, no qual serviu de parâmetro para a seleção e filtragem dos resumos a serem analisados. Para a análise do corpus, adotamos uma perspectiva fundamentada na Análise Dialógica do Discurso (BAKHTIN, 2016; VOLÓCHINOV, 2017; BRAIT, 2021), pois entendemos que o discurso do professor-pesquisador está imbuído de subjetividade e que, por isso, deve ser feita uma análise que considere todo o contexto da sua prática pedagógica.

Interno - 1240255 - ANANIAS AGOSTINHO DA SILVA
Externo à Instituição - Rafael Lira Gomes Bastos