Banca de QUALIFICAÇÃO: POLLYANA RAQUEL DE MORAIS ARCANJO

DISCENTE : POLLYANA RAQUEL DE MORAIS ARCANJO
DATA : 08/09/2023
LOCAL: IFRN- Campus Mossoró

O ensino de inglês na escola pública: o debate ideológico sobre como ensinar a língua no Brasil e na Espanha

Ensino de língua inglesa. Escola pública. Discurso acadêmico. Análise Dialógica do Discurso.

O objetivo desta pesquisa é compreender como os professores de língua inglesa realizam o ensino da língua na escola pública no Brasil e na Espanha. Para isso, a pesquisa explora o discurso acadêmico dos professores de língua inglesa durante a participação em eventos científicos especializados nos quais esses sujeitos debatem como ensinar a língua em seus contextos profissionais. O estudo tem como base teórico-metodológica a Análise Dialógica do Discurso (ADD), assumindo como conceitos-chave a interação discursiva, o enunciado e os gêneros do discurso. Para a constituição do corpus discursivo, elegemos exemplares do gênero do discurso resumo de comunicações orais de dois eventos: Seminário Internacional de Professores de Língua Inglesa (SIABRALITEC) no Brasil (edições 2018 e 2019) e um evento equivalente, a ser definido durante o estágio de mestrado-sanduíche junto à Universidade de Almería em outubro de 2023 na Espanha. Esperamos ao final desta pesquisa alcançar uma compreensão aprofundada das relações entre os discursos acadêmicos dos professores de língua inglesa, bem como revelar como esses discursos se relacionam com outros campos da atividade humana, visando contribuir para uma melhor compreensão dos processos de ensino da língua inglesa na escola pública.

Externo à Instituição - Bruno Rafael Costa Venâncio da Silva
Externo à Instituição - Rafael Lira Gomes Bastos