Banca de QUALIFICAÇÃO: RAMON ROSENO ALVES

DISCENTE : RAMON ROSENO ALVES
DATA : 30/08/2023
LOCAL: Google meet

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E REFORMA DO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO COM PROFESSORES DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DE UMA ESCOLA DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE SERRA DO MEL - RN

BNCC. Ciências Humanas e Sociais. Currículo. Reforma do Ensino Médio. Educação do Campo.

Esta pesquisa direciona-se para o debate acerca da Base Nacional Comum Curricular e da Reforma do Ensino Médio, considerando a área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas em uma escola no campo. Por entendermos o contexto em que o documento fora elaborado, encontramos fragilidades, especialmente, na área supracitada anteriormente. Neste ínterim, abordaremos suas proposições curriculares, sobretudo, a partir da percepção de professores que compõem as disciplinas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia no Ensino Médio em uma escola no campo no Município de Serra do Mel, Rio Grande do Norte (RN), Brasil. Nos movemos pelo seguinte problema investigativo: como vem sendo implementada a Base Nacional Comum Curricular e a Reforma do Ensino Médio na Escola Estadual Padre José de Anchieta, Serra do Mel – RN, na percepção de professores da área de ciências humanas e sociais aplicadas? Temos como objetivo geral: analisar a implementação da Base Nacional Comum Curricular e da Reforma do Ensino Médio na Escola Estadual Padre José de Anchieta, Serra do Mel – RN, na percepção de professores da área de ciências humanas e sociais aplicadas. No que concerne aos objetivos específicos, demarcamos três, a saber: (1) evidenciar as percepções de professores da área de ciências humanas e sociais aplicadas acerca da implementação da BNCC e da Reforma do Ensino Médio na Escola Estadual Padre José de Anchieta, Serra do Mel – RN; (2) perceber, a partir das percepções dos professores da área de ciências humanas e sociais aplicadas, as implicações da BNCC e da Reforma do Ensino Médio para a escola do campo; e (3) pensar sobre práticas pedagógicas de docentes da área de ciências humanas e sociais aplicadas, considerando a BNCC para o Ensino Médio. Em se tratando das dimensões metodológicas da pesquisa, a caracterizamos por meio da abordagem qualitativa. Além disso, elegemos a pesquisa como do tipo estudo de caso e utilizaremos como técnica central para a produção de dados entrevistas semiestruturadas desenvolvidas com cinco profissionais da Escola Estadual Padre José de Anchieta, em Serra do Mel/RN, sendo quatro docentes da área de ciências humanas e sociais e um profissional da gestão escolar/equipe pedagógica. Como técnica de análise de dados, faremos uso da análise textual discursiva – ATD. Consideramos que este trabalho permeia o campo do currículo, delimitando-se no âmbito teórico para os autores de base crítica os quais dialogam acerca do processo de implementação da BNCC no Brasil. Assim, recorremos a autores como: Sena (2019); Aguiar (2018); Mueller (2018); Chizzotti (2006; 2016a; 2016b); Campos (2012); Beltrão (2019); Simões (2018); Motta e Frigotto (2017); Ramos e Frigotto (2016); Saviani (2011), entre outros. Como considerações iniciais, demarcamos que a BNCC fora construída ancorada em um projeto social que perpetua as desigualdades sociais, haja vista que se sustenta em uma perspectiva de educação tecnicista com vistas à formação para o mercado de trabalho, porém, excluindo a classe trabalhadora do campo do direito à própria educação focada na realidade social e a continuidade dos estudos.

Externo à Instituição - Francisco Thiago Silva
Presidente - 1083055 - EMERSON AUGUSTO DE MEDEIROS