Banca de DEFESA: AGSNEIDE SIMONE DA SILVA

DATA : 28/08/2023
LOCAL: Remoto

DESAFIO DA DOCÊNCIA EM ENSINO DE CIÊNCIAS: AS TDIC´S E O ENSINO REMOTO

Ensino de Ciências; TDIC’s; Ensino Remoto.

As novas dinâmicas que as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s) provocaram no ensino de ciências, diante o contexto do ensino remoto emergencial, foram desafiadoras para todos os docentes. A impossibilidade das aulas presenciais devido ao isolamento social, proposto pela OMS, fez com quem as TDIC’s fizessem parte do dia a dia da educação. Diante dessa situação, a educação precisou se adequar ao ensino remoto, com aulas online mediatizadas pelas TDIC’s. A utilização desses recursos acarretou muitos desafios aos professores e alunos, principalmente àqueles que não tinham conhecimento de como utilizá-los e agregar a essas tecnologias a sua didática cotidiana. Diante do exposto, essa pesquisa se propôs a analisar a dinâmica dos professores do ensino fundamental II frente ao uso das TDIC’s, dentro do contexto das aulas remotas no ensino de ciências, e a forma como elas influenciaram suas práticas pedagógicas. Para o desenvolvimento desta pesquisa optou-se, inicialmente, pela pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, para analisar o material disponível na literatura. Para coleta dos dados fez-se o uso de questionários online e entrevistas semiestruturadas aplicadas em meio digital. Nosso público-alvo foram os professores de ciências do Ensino Fundamental II de uma escola localizada na cidade de Mossoró/RN. A pesquisa possibilitou compreender que cabe ao professor reconhecer a importância e a necessidade do aperfeiçoamento do uso das TDIC’s ao ensino de ciências, no cotidiano de sua prática pedagógica. Vale destacar que, na contemporaneidade, o papel do professor não é mais o de transmissor do conhecimento, mas de mediador, um profissional capaz de traçar estratégias que permita ao aluno a pensar e agir de forma autônoma, crítica e reflexiva em prol da ciência.

Presidente - ***.331.753-** - LUCIANA MEDEIROS BERTINI - IFRN
Interno - ***.593.424-** - ALBINO OLIVEIRA NUNES - IFRN