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Banca de DEFESA: MYRNA CIBELLY DE OLIVEIRA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MYRNA CIBELLY DE OLIVEIRA SILVA
DATA : 08/09/2023
HORA: 14:00
LOCAL: IFRN - MOSSORÓ
TÍTULO:

O COMBATE AO DISCURSO DE ÓDIO NA INTERNET NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA NA ESCOLA PÚBLICA


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Inglês. Escola pública. Discurso de ódio. Pedagogia Crítica. Análise Dialógica do Discurso.


PÁGINAS: 104
RESUMO:

Esta pesquisa tem como objetivo explorar a contribuição do uso de textos exemplares do discurso de ódio na internet na aula de língua inglesa para ensinar a leitura e a escrita, com estudantes de 9° ano do ensino fundamental II de uma escola pública no município de Russas/CE, a fim de promover o combate a esse discurso. A escolha por trabalhar com exemplares de discurso de ódio na internet - também conhecido como “hate speech” em inglês – fundamenta-se no seu recorrente alcance mundial e sérios impactos na vida de muitas pessoas. No âmbito da Linguística Aplicada interdisciplinar, este estudo articula-se à Análise Dialógica do Discurso (ADD) e à pedagogia crítica freiriana, operando com os textos utilizados e produzidos pelos participantes da pesquisa (estudantes) como enunciados - elos na interação discursiva. Portanto, a pesquisa propõe a seguinte questão: como os estudantes da disciplina de língua inglesa da educação básica respondem ao discurso de ódio dissipado na internet? Metodologicamente, a investigação está situada no âmbito da pesquisa qualitativa, manifestando-se como uma pesquisa-ação, com as fases de planejamento, ação, observação e reflexão do processo, na qual é desenvolvida uma proposta de ensino que problematiza e busca combater o discurso de ódio nas aulas de inglês da escola pública, além de se vincular às competências e habilidades prescritas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O corpus da investigação é constituído tanto pelos textos verbo-visuais produzidos pelos estudantes como suas respostas à atividade proposta pela professora-pesquisadora quanto pelas respostas dos estudantes à entrevista de avaliação da experiência. No que concerne aos textos produzidos, percebemos enunciados contra o discurso de ódio e em defesa de grupos sociais minorizados (negros, comunidade LGBT, judeus e estereótipos de beleza). Ao final do processo, constatamos níveis diferentes de qualificação (desde avaliações negativas a positivas) dos estudantes sobre aprender inglês e as aulas ministradas na escola, com o predomínio de uma avaliação positiva da prática de ensino realizada, expressada através do desejo de que mais aulas semelhantes acontecessem, por exemplo. Logo, compreendemos a importância de nosso estudo para o campo acadêmico, tendo em vista a criação de inteligibilidade sobre uma prática educativa que oportunizou a reflexão e o posicionamento contra um problema social contemporâneo (discurso de ódio) no contexto do ensino e aprendizagem de língua inglesa na escola pública.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1240255 - ANANIAS AGOSTINHO DA SILVA
Externo à Instituição - JOSÉ CEZINALDO ROCHA BESSA
Presidente - ***.588.213-** - SAMUEL DE CARVALHO LIMA - IFRN
Notícia cadastrada em: 15/08/2023 14:33
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