POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: MYRNA CIBELLY DE OLIVEIRA SILVA

DISCENTE : MYRNA CIBELLY DE OLIVEIRA SILVA
DATA : 08/09/2023
LOCAL: IFRN - MOSSORÓ

O COMBATE AO DISCURSO DE ÓDIO NA INTERNET NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA NA ESCOLA PÚBLICA

Ensino de Inglês. Escola pública. Discurso de ódio. Pedagogia Crítica. Análise Dialógica do Discurso.

Esta pesquisa tem como objetivo explorar a contribuição do uso de textos exemplares do discurso de ódio na internet na aula de língua inglesa para ensinar a leitura e a escrita, com estudantes de 9° ano do ensino fundamental II de uma escola pública no município de Russas/CE, a fim de promover o combate a esse discurso. A escolha por trabalhar com exemplares de discurso de ódio na internet - também conhecido como “hate speech” em inglês – fundamenta-se no seu recorrente alcance mundial e sérios impactos na vida de muitas pessoas. No âmbito da Linguística Aplicada interdisciplinar, este estudo articula-se à Análise Dialógica do Discurso (ADD) e à pedagogia crítica freiriana, operando com os textos utilizados e produzidos pelos participantes da pesquisa (estudantes) como enunciados - elos na interação discursiva. Portanto, a pesquisa propõe a seguinte questão: como os estudantes da disciplina de língua inglesa da educação básica respondem ao discurso de ódio dissipado na internet? Metodologicamente, a investigação está situada no âmbito da pesquisa qualitativa, manifestando-se como uma pesquisa-ação, com as fases de planejamento, ação, observação e reflexão do processo, na qual é desenvolvida uma proposta de ensino que problematiza e busca combater o discurso de ódio nas aulas de inglês da escola pública, além de se vincular às competências e habilidades prescritas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O corpus da investigação é constituído tanto pelos textos verbo-visuais produzidos pelos estudantes como suas respostas à atividade proposta pela professora-pesquisadora quanto pelas respostas dos estudantes à entrevista de avaliação da experiência. No que concerne aos textos produzidos, percebemos enunciados contra o discurso de ódio e em defesa de grupos sociais minorizados (negros, comunidade LGBT, judeus e estereótipos de beleza). Ao final do processo, constatamos níveis diferentes de qualificação (desde avaliações negativas a positivas) dos estudantes sobre aprender inglês e as aulas ministradas na escola, com o predomínio de uma avaliação positiva da prática de ensino realizada, expressada através do desejo de que mais aulas semelhantes acontecessem, por exemplo. Logo, compreendemos a importância de nosso estudo para o campo acadêmico, tendo em vista a criação de inteligibilidade sobre uma prática educativa que oportunizou a reflexão e o posicionamento contra um problema social contemporâneo (discurso de ódio) no contexto do ensino e aprendizagem de língua inglesa na escola pública.

Interno - 1240255 - ANANIAS AGOSTINHO DA SILVA
Externo à Instituição - JOSÉ CEZINALDO ROCHA BESSA