POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ÉLIDA KARLA ALVES DE BRITO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ÉLIDA KARLA ALVES DE BRITO
DATA : 25/08/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

SOB O SIGNO NEOLIBERAL: POSICIONAMENTOS DISCURSIVOS SOBRE O TRABALHO EM COLEÇÕES DIDÁTICAS DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS DO NOVO ENSINO MÉDIO


PALAVRAS-CHAVES:

Discurso. Trabalho. Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Novo ensino Médio. Neoliberalismo.


PÁGINAS: 66
RESUMO:

O objetivo principal da pesquisa consiste em
analisar como a racionalidade neoliberal engendra a assunção de posicionamentos discursivos sobre o trabalho em coleções didáticas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Novo Ensino Médio aprovadas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), edição de 2021, em conformidade, portanto, com a Reforma do Novo Ensino Médio (Lei nº13.415/2017) e com a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (2018). Tencionando atingir esse propósito, expandimos esse objetivo em outros três, a saber: i) examinar as condições históricas de possibilidade que margeiam as relações entre a racionalidade neoliberal e os discursos sobre o trabalho em documentos que normatizam a REM; ii) descrever o funcionamento das relações de saber-poder que ancoram os discursos sobre o trabalho nos materiais didáticos estudados, em consonância com o regime de verdade do neoliberalismo; iii) problematizar sobre as implicações dos posicionamentos assumidos em torno do trabalho sob o prisma neoliberal nas coleções didáticas no ensino de Ciências Humanas e Sociais e Aplicadas no contexto do NEM. Para subsidiar teoricamente o estudo, recorremos aos apontamentos teóricos foucaultianos alçados no percurso arqueológico e genealógico, com vistas a entendermos os conceitos que envolvem a análise dos discursos e as relações de poder por meio dos conceitos de governo, verdade e as proposições de Foucault sobre a governamentalidade e o neoliberalismo. Mobiliza-se ainda teorizações de autores como Dardot e Laval (2016), Han (2015; 2018), Antunes (2009; 2020) e Soler (2021) et al, entre outros. A metodologia segue um viés descritivo-interpretativo de natureza qualitiva. A análise de enunciados coletados permite problematizar que o trabalho é discursivizado nos moldes neoliberais, pois pressupõe o desenvolvimento de competências e aptidões individuais que buscam levar o jovem do ensino médio a conceber o mundo do trabalho sob a lógica da competição.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - Israel de Sá
Presidente - 2324611 - FRANCISCO VIEIRA DA SILVA
Externo à Instituição - MARCELO BEZERRA DE MORAIS
Notícia cadastrada em: 03/08/2023 15:38
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