DISCURSO, SUBJETIVIDADE JUVENIL E RACIONALIDADE NEOLIBERAL: UM ESTUDO DAS NARRATIVAS DE SI EM COLEÇÕES DIDÁTICAS DE PROJETO DE VIDA DO NOVO ENSINO MÉDIO
Discurso. Subjetividade juvenil. Projeto de Vida. Neoliberalismo. Novo ensino médio.
A pesquisa objetiva analisar como as narrativas de si são abordadas em coleções didáticas de Projeto de Vida do NEM e como podem engendrar o processo de constituição da subjetividade juvenil, tendo em vista o regime de verdade da racionalidade neoliberal e os impactos no campo da educação. Especificamente, para chegamos a esse objetivo, devemos: investigar as condições históricas de possibilidade que fazem emergir as narrativas de si como reflexo da dimensão do autoconhecimento e das competências socioemocionais nos documentos que normatizam o novo ensino médio brasileiro; examinar o tratamento dispensado pelas coleções didáticas de Projeto de Vida às narrativas de si e noções adjacentes, como à escrita de si e autobiográfica, e a relação com o sujeito da racionalidade neoliberal; descrever o processo de constituição do sujeito adolescente por meio de narrativas de si discursivizadas em coleções didáticas de Projeto de Vida novo ensino médio, tomando como o neoliberalismo como um regime de verdade; refletir sobre como as narrativas de si podem ser mobilizadas na construção de práticas de ensino de Projeto de Vida no contexto do novo ensino médio. Em virtude dessa formulação, a pesquisa classifica-se como descritiva – interpretativa, uma vez que descreve as materialidades, igualmente, as analisa segundo conformidade com a revisão de literatura. Além disso, essa pesquisa se configura como documental, porque importa descrever e interpretar os dados, a partir de diversos documentos do NEM, a saber: Lei nº 13.415/2017, que estabelece a Reforma do Ensino Médio, BNCC do Ensino Médio, Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, Guia de Implementação do Novo Ensino Médio, Guia do PNLD Projeto de Vida e, principalmente, as coleções didáticas de tal componente curricular. Para isso, analisaremos capítulos de quatro (4) coleções didáticas de Projeto de Vida, são elas: Planejando a jornada: um guia para seu projeto de vida, de Bia Monteiro, publicada pela editora Evoluir; #MeuFuturo: Ensino Médio, de Fernanda Celestre de O. Martins Sasso e Erlei Sassi Junior, publicada pela editora FTD; (Des) envolver e (trans) formar: Projeto de vida, de Italo Cericato, publicada pela editora Ática; Projeto de vida: Construindo o futuro, de Hanna Cebel Danza, também publicada pela editora Ática.