Banca de DEFESA: CARLOS ALBERTO DE CARVALHO ANDRADE

DISCENTE : CARLOS ALBERTO DE CARVALHO ANDRADE
DATA : 31/07/2023

TEORIZANDO A PRÁTICA INTERDISCIPLINAR E PRATICANDO A TEORIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS: Um olhar sobre as ações da formação continuada de docentes de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias no ensino médio da escola pública de João Pessoa-PB

Interdisciplinaridade, Formação Docente, Ensino de Ciências

O presente trabalho tem como objetivo geral analisar as contribuições aos docentes de MFQB de um curso de aperfeiçoamento sobre práticas interdisciplinares, na modalidade extensão, a fim de apontar caminhos para construção de uma formação continuada que busque responder uma demanda desta área no ensino público de uma escola de João Pessoa - PB. Como objetivos específicos propusemos realizar levantamento bibliográfico prévio para identificar o estado da arte da temática em estudo, para a fundamentação teórica e justificar limites e contribuições da pesquisa que está sendo realizada; identificar, a partir dos depoimentos dos professores do ECNMT em exercício, as contribuições trazidas pelo curso de aperfeiçoamento (formação); analisar a relação existente na prática docente antes e depois do curso de aperfeiçoamento (formação) ofertada para o ECNMT, nas disciplinas de MFQB e a ressignificação dos saberes de sua própria prática. No primeiro momento, foi utilizado um levantamento bibliográfico referente a temática que fundamentou o capítulo introdutório e o aporte teórico conceitual sobre a historicidade, dimensões epistemológicas, pedagógicas da interdisciplinaridade, formação docente continuada e práxis pedagógica. Dentro de uma abordagem qualitativa, investigamos o quanto a temática pesquisada está presente nos contextos de pesquisa acadêmica através da construção do estado da arte. A segunda fase da pesquisa foi pautada na realização de um curso de aperfeiçoamento com atividades interdisciplinares, das quais foi gerado o corpus, advindo das entrevistas e observações com os sujeitos participantes, professores em exercício das disciplinas citadas. A partir da coleta de dados, detectamos que alguns sujeitos da pesquisa ainda estão atrelados ao modelo tradicional de ensino, reclamando da falta do livro didático, ministrando aulas expositivas, demonstrando posturas ortodoxas. Outros, já demonstram ter superado o problema do ensino estanque e fragmentado, com visão mais acurada, com dinâmica, interação, sinalizando para a interdisciplinaridade em suas práticas pedagógicas. Os dados também revelaram as dificuldades encontradas pelos professores dessas ciências MFQB para aplicação da Interdisciplinaridade em suas práticas pedagógicas, tais como: falta de interação dos professores das diferentes áreas no planejamento, recursos didáticos e financeiros precários, tempo escasso. E com relação à compreensão da Interdisciplinaridade por parte dos sujeitos, percebeu-se que eles conseguem fazer relações com outros aspectos, quer históricos, sociais, políticos, econômicos e ambientais, além de um contexto humanizador, quando trabalham a formação de caráter, cidadania de forma contextualizada. A partir do desenvolvimento desta pesquisa, foi possível refletir sobre as perspectivas de realização de propostas interdisciplinares para o ensino dessas ciências MFQB. Assim como foi possível o diálogo sobre a sua complexidade e as suas diversas concepções, o que contribuiu para a compreensão de que a interdisciplinaridade é possível a partir de um indivíduo ou de um projeto composto por docentes de diferentes disciplinas. A ausência de conhecimento sobre a interdisciplinares tem sido apontada como limite para a sua realização. Portanto, a pesquisa proporcionou um momento de formação na qual foi possível refletir sobre o aprimoramento da prática docente e as relações que aproximam a pesquisa desta prática e a formação continuada.

Externo à Instituição - JEFFERSON QUEIROZ LIMA
Presidente - ***.172.553-** - LEONARDO ALCANTARA ALVES - IFRN