POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA LUCIA COSTA DE MACEDO

DISCENTE : ANA LUCIA COSTA DE MACEDO
DATA : 28/07/2023
LOCAL: Via Meet

A ESCOLA EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO: NARRATIVAS DE CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Alfabetização, Ensino Remoto, Infância

Em meados do fim de 2019, um novo vírus foi descoberto na China, ao qual foi nomeado como novo coronavírus (SARS-CoV-2), com amplo potencial pandêmico devido a sua fácil disseminação. Uma doença que apresenta quadros clínicos que variam de infecções assintomáticas a quadros mais graves. No decorrer dos meses o vírus foi se espalhando pelos continentes, com uma alta taxa de mortalidade (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2020).
Segundo dados do Ministério da Saúde (2020), no dia 26 de fevereiro de 2020, registrou-se do primeiro caso de Covid-19 no Brasil. No cenário mundial, para enfrentar a pandemia, foi adotado algumas medidas não farmacológicas: o distanciamento social, higienização mais intensa e o uso de máscaras.
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, em março de 2020, o primeiro estado a adotar as medidas de distanciamento social foi o Distrito Federal, ao qual incluíram a suspensão de aulas, eventos, atividades com atendimento ao público como: comércios, salões, bares, lojas, salão de beleza entre outros. Nos dias seguintes os demais estados do Brasil foram tomando decisões similares ao DF, em meio a necessidade do distanciamento social toda a sociedade teve que se reorganizar, propondo-se a reduzir o contato social e mobilidade e que pudessem realizar as suas atividades em suas próprias casas.
Com isso, o surgimento da COVID – 19 colocou todo o mundo em situação de pandemia, ao qual provocou muitas mudanças no contexto político, econômico, social e cultural de todo o mundo. E diante desse cenário, encontramo-nos em uma realidade atípica de isolamento social, o que impactou diretamente o modo de vida de todas as pessoas.
Em meio a isso, no contexto educacional não foi diferente: logo após ser decretado o estado de emergência na saúde, devido ao coronavírus, uma das medidas adotadas pelos governos foi a suspensão das aulas presenciais em todas as modalidades de ensino em todo o âmbito nacional e a consequente adoção de um conjunto de estratégias de ensino-aprendizagem.
O Ministério da Educação (MEC) determinou pela substituição das aulas de forma presencial pela modalidade de ensino remota, ou de ensino remoto emergencial, que é caracterizado por estratégias didáticos e pedagógicas empregadas para minimizar os impactos causados pelo distanciamento/isolamento social sobre o ensino aprendizagem. Foram recomendadas que fossem utilizadas as tecnologias com o objetivo de manter os vínculos emocionais e intelectuais da comunidade escolar com os estudantes durante o período pandêmico (BRASIL, 2020), e modificando assim a vida de milhares de estudantes, entre eles as crianças em processo de alfabetização.

Interno - 1083055 - EMERSON AUGUSTO DE MEDEIROS
Externo ao Programa - 1141857 - FERNANDO DA SILVA CORDEIRO - nullExterna ao Programa - 3141860 - MARIA MARGARITA VILLEGAS GRATEROL - nullPresidente - 2259009 - SIMONE MARIA DA ROCHA
Notícia cadastrada em: 25/07/2023 15:55