Banca de QUALIFICAÇÃO: VANESSA DE FRANÇA ALMEIDA GURGEL

DISCENTE : VANESSA DE FRANÇA ALMEIDA GURGEL
DATA : 27/07/2023
LOCAL: Google meet

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E TECNOLOGIAS DIGITAIS: UM ESTUDO COM DOCENTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE ASSÚ – RN.

Formação continuada de professores. Tecnologias digitais. Escola pública. Docência.

Este estudo, inserido na discussão sobre a formação continuada de professores e as tecnologias digitais na Educação Básica, demarca como problema de pesquisa: como vem se desenvolvendo a formação continuada de professores para o uso das tecnologias digitais nos anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas da rede municipal de Assú – RN? Elencamos como objetivo geral: compreender como vem se desenvolvendo a formação continuada de professores para o uso das tecnologias digitais nos anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas da rede municipal de Assú – RN. No que toca aos objetivos específicos, delimitamos: (1) identificar as percepções dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas municipais de Assú – RN acerca da sua formação continuada para o uso das tecnologias digitais; (2) evidenciar como se desenvolve a formação continuada de professores para o uso de tecnologias digitais considerando o período, antes, durante e pós ensino remoto; (3) descrever práticas pedagógicas de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas municipais de Assú – RN com o uso das tecnologias digitais. A pesquisa fará uso da abordagem qualitativa e tipifica-se como uma pesquisa de campo. Além disso, como técnica central de produção de dados se ancorará em entrevistas semiestruturadas desenvolvidas com 10 professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental (dois de cada ano dos anos iniciais) de duas escolas da rede municipal de Assú – RN. A investigação se fundamenta, teoricamente, em autores que versam a formação continuada de professores, mormente os autores de base crítica, bem como em pesquisadores que dialogam sobre as tecnologias digitais na educação, são eles: Formosinho (2009), Gatti (2008; 2009), Imbernón (2010), Nóvoa (1991; 1992; 2002; 2015), Libâneo (2004; 2015), Lévy (1993; 1999), Moran (2012; 2013), Kenski (2012; 2013), entre outros. Como técnica para análise dos dados, destacamos a análise textual discursiva.

Presidente - 1083055 - EMERSON AUGUSTO DE MEDEIROS
Externo à Instituição - OSMAR HÉLIO ALVES ARAÚJO - UFPB