Banca de DEFESA: RITA NEIRIJANE DOS REIS SILVA

DISCENTE : RITA NEIRIJANE DOS REIS SILVA
DATA : 18/07/2023
LOCAL: PROPPG-UFERSA - sala 21

PROCESSOS DE SE CONSTITUIR PROFESSORA NO ENSINO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE VIVÊNCIAS-EXPERIÊNCIAS DISCENTES-DOCENTES.

Infância. Docência. Vivência. Constituição profissional. Educação Infantil.

A pesquisa visa analisar as implicações nos processos de se constituir professora no ensino da Educação Infantil a partir das possíveis reverberações de suas vivências e experiências como discentes nos primeiros contatos na escola. Por meio da reflexão da prática e da relevância desses aprendizados para suas atuações, no exercício de suas funções, primando pela qualidade do ensino. Partindo desse pressuposto e a fim de responder também às minhas inquietações a respeito de como as professoras da Educação Infantil, dialogam com suas experimentações socioculturais desde quando eram infantes, relacionando-as às interpretações dessas infâncias, as quais repercutem através de suas práticas de ensinar e aprender, nos contextos escolares atuais em seus papéis de professoras da Educação Infantil. Desse modo, fazemos as seguintes indagações: a) Como as professoras da Educação Infantil dialogam com as experiências vivenciadas em suas infâncias (como alunas que foram nos primeiros anos na escola) e as interpretações das infâncias nos contextos escolares atuais, em seus papéis de professoras da educação infantil? b) Que percepções e conceitos as professoras têm acerca de se constituir professora na/ Educação Infantil? c) Quais são as reflexões derivadas da prática de ensinar e aprender por parte das professoras, como elemento da constituição da profissionalidade na Educação Infantil? d) Como se expressam em suas práticas de aulas, o diálogo com os princípios da Educação Infantil? A investigação é de cunho qualitativo e fundamentou-se nas teorias metodológicas de Bogdan e Biklen (1994), Minayo (2001) e em Gil (2008) com a intensão de compreender os significados das infâncias das discentes /docentes, contemplando os saberes da experiência e as subjetividades reverberadas nos contextos e práticas pedagógicas atuais. Utilizamos a entrevista narrativas com questões abertas e a observação participante, como método de coleta e para o tratamento das informações obtidas, designamos a análise de conteúdo sustentada por Bardin (2016) e Franco (2008), observando com afinco, as fases de pré-análises, exploração do material, tratamento dos resultados mediante inferências e interpretações das narrativas e das observações. As referências teóricas do estudo dialogaram com os autores que discutem a reflexão da prática docente, os saberes docentes, a relevância das narrativas para emancipar-se e constituir-se professor, considerando as especificidades da infância, em consenso com as bases e normas educativas, compostas nos dispositivos da legislação brasileira, no que se refere aos eixos interações e brincadeiras e princípios norteadores da prática pedagógica na infância. Quanto as categorias derivadas das análises fazem referência a como ensinam as professoras na Educação Infantil sobre suas vivências e experiências infantis ligadas a escola, assim como, suas memórias das infâncias que se reverberam nos modos de ensinar da sala de aula na Educação Infantil. Desse modo, a partir das interpretações podemos inferir que entre as vivências dos contextos sócio-históricos/culturais da infância, outrora experienciados, e a constituição profissional atual, há um elo impregnado desse passado, reescrito e reproduzido no fazer pedagógico nas suas práticas atuais de ensino.

Externa à Instituição - ANTONIA MAIRA EMELLY CABRAL DA SILVA VIEIRA - UERN
Interno - ***.412.754-** - MARCELO BEZERRA DE MORAIS - UERN