POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: MÍSSOLA AREZZA BEZERRA DA COSTA LORENA

DISCENTE : MÍSSOLA AREZZA BEZERRA DA COSTA LORENA
DATA : 05/07/2023
LOCAL: Google Meet

NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS DE PROFESSORES DE MÚSICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ - RN: ENTRE TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS E LEGISLAÇÕES.

Narrativas (auto)biográficas. Trajetórias profissionais. Professores de Música. Legislações. Educação Básica.

Esta pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO), da associação ampla entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), refere- se a um estudo sobre as trajetórias profissionais de seis professores de música do município de Mossoró/RN e as legislações que regem o ensino de arte e música na educação básica. A pesquisa busca, por meio de narrativas (auto)biográficas, refletir sobre como as legislações para o ensino de arte e música na educação básica se revelam nas trajetórias profissionais dos professores de música da educação básica do município de Mossoró, propondo, como objetivos específicos: a) conhecer as trajetórias profissionais desses professores, com ênfase para os caminhos que os levaram a ser docentes do município de Mossoró-RN; e b) conhecer as percepções desses professores a respeito da profissão, o entendimento sobre as legislações e os impactos e implicações destas em suas vidas e práticas profissionais. A pesquisa faz uso da abordagem qualitativa e do método (auto) biográfico. Como técnica para a produção dos dados, foi utilizado o memorial de formação e o questionário autoadministrado com questões abertas. O referencial teórico que fundamenta o estudo em relação à educação musical e às legislações se baseia, principalmente, nas abordagens de Penna (2018), Oliveira e Penna (2019) e na base legal e normativa sobre a educação musical no Brasil. Sobre o método (auto)biográfico, as referências desta pesquisa fundam-se, dentre outros, em Pineau (2006), Passeggi et al (2011), Medeiros e Aguiar (2018) e Almeida (2019). Diante dos dados construídos, compreende-se que, apesar de evidentes conflitos, as legislações se relevam na vida dos professores de forma positiva, trazendo formação e atuação profissional, levando-os ao patamar de professores de música concursados pelo município de Mossoró. Entretanto, as mesmas legislações precisam ser melhor discutidas, em prol de espaços profissionais claros e concretizados, sem margens para interpretações adversas que possam fragilizar atuações e identidades profissionais. Portanto, é de suma importância diálogos e aprimoramentos contínuos entre legislações, centros de formação e educação básica.

Interno - 1083055 - EMERSON AUGUSTO DE MEDEIROS
Presidente - ***.337.844-** - GIANN MENDES RIBEIRO - IFRN
Externa à Instituição - JÉSSICA DE ALMEIDA - UFRR
Notícia cadastrada em: 20/06/2023 06:54