O ENFERMEIRO BACHAREL QUE ATUA COMO PROFESSOR NO ENSINO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM ENFERMAGEM.
Ensino. Educação Superior. Enfermagem. Docência.
Esta pesquisa aborda o tema o enfermeiro bacharel que atua como professor no ensino da educação superior em enfermagem e seus processos pedagógicos de ensino. A questão que desperta o interesse por ela, foram a saber: Como o Enfermeiro-Bacharel que atua como Professor na Educação Superior em Enfermagem interpreta seus Processos Pedagógicos de Ensino desde um marco de significados e sentidos à luz de um enfoque humanista? Uma vez que na sua formação inicial em enfermagem não se deu com foco para o ensino. Para tento, temos como objetivo geral compreender como o enfermeiro-bacharel que atua como professor no ensino da educação superior em enfermagem interpreta seus processos pedagógicos desde um marco de significados e sentidos de ensino humanista. E quanto aos específicos, interpretar os sentidos e significados que o enfermeiro-bacharel professor atribuí ao processo de ensino e aprendizagem experimentado na educação superior em enfermagem; caracterizar os principais desafios que o enfermeiro-bacharel tem vivenciado durante sua experiência como professor na educação superior em enfermagem; e Discutir as interpretações que o enfermeiro-bacharel realiza sobre o exercício da docência na educação superior em enfermagem desde uma perspectiva humanista. O referencial teórico que embasa essa investigação trata de diversos temas considerando vários aspectos, como: desenvolvimento e caracterização da educação superior em enfermagem no Brasil, do ensino tecnicista ou tradicional que tem permeado o ensino e os processos pedagógicos do enfermeiro-bacharel professor, e do ensino desde uma perspectiva humanista que compreende novas relações do enfermeiro-bacharel professor para com o ensinar, com suporte dos teóricos entre os autores, tais Rizotto (1995), Carlos e Germano (2011), Saviani (2009), Spessoto e Real (2021), Sacristán e Gomez (2009), Pimenta (1997). Tardif (2014), Libâneo (2015), Rogers (1985) e Mizukami (2001), Aloni (1999), Mesquita (2012), Franco (2016), Parra (2002), D’Ávila (2022), Anastasiou e Alves (2015), entre outros, que desenvolvem a discussão nessa temática. E para fechar essa seção, temos o Estado do Conhecimento acerca da formação pedagógica do enfermeiro para atuação docente no ensino de enfermagem, entendo a importância do tema pela ausência de formação pedagógica dificultar uma atuação docente pelo enfermeiro com encaminhamentos didáticos humanísticos. A metodologia a ser utilizada nesta pesquisa está vinculada à abordagem qualitativa de investigação, se utilizando na captação das informações as técnicas de questionário estruturado e entrevista semiestruturada, com enfermeiros bacharéis que atuam como docentes na educação superior, que estão como sujeitos participantes da pesquisa. Como a pesquisa encontra-se em andamento, a análise deverá ocorrer a partir do método de análise do conteúdo da Bardin (2009) após a etapa de captação das informações. Espera-se que com esta pesquisa possamos obter informações que facilitem um melhor olhar sobre os processos de formação dos enfermeiros que precisam ser professores a nível da educação superior.