Banca de DEFESA: KAREN RODRIGUES SHIRAHAMA MODESTO

DISCENTE : KAREN RODRIGUES SHIRAHAMA MODESTO
DATA : 22/06/2023
LOCAL: Campus Caraúbas Via Meet

NARRATIVAS ENTRE A CLASSE HOSPITALAR E DOMICILIAR E A ESCOLA DE ORIGEM: UMA INTERFACE NECESSÁRIA

Pesquisa (auto)biográfica. Ensino Colaborativo. Classes Hospitalares e Domiciliares. Escola de Origem.

Nosso estudo trata-se de uma pesquisa que parte dos princípios epistemológicos da Pesquisa (auto)biográfica em educação apresentando como objetivo geral investigar, a partir das narrativas autobiográficas dos professores de Classe Hospitalar e Domiciliar (CHD) e gestores das Escolas de Origem, as estratégias utilizadas para a continuidade da escolarização dos estudantes em tratamento de saúde prologado e impossibilitados de frequentar a escola por tempo indeterminado. Situamo-nos, também, nos estudos sobre a organização do ensino no Brasil, do período da colonização ao final do Governo Michel Temer e, ainda, em pesquisas sobre o ensino colaborativo e escolarização em contexto hospitalar, em especial, aquelas produzidas no contexto do Rio Grande do Norte ancorados nos estudiosos Freire (1991, 2013, 2019), Jovchelovitch e Bauer (2002) Nóvoa (2002), Passeggi (2011, 2014, 2016), Saviani (2019), dentre outros. Tomamos como objeto de estudo os sentidos que os participantes dão quanto à interlocução entre Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar (AEHD) em Classe Hospitalar e Domiciliar e a Escola de Origem (EO). Participaram da pesquisa dois (02) professores que atuam em Classe Hospitalar e Domiciliar (CHD), um (1) coordenador pedagógico da CHD em Instituição Conveniada à SEEC/RN e dois (2) gestores da EO da rede pública de ensino do RN. O corpus da pesquisa foi composto pelas transcrições das entrevistas narrativas de 05 (cinco) profissionais da educação- sendo 02 (dois) gestores da EO, 02 (dois) professores da CHD e 01 (um) coordenador da CHD - sendo realizadas através da plataforma de videoconferência Google Meet, imersão no campo de estudo, dados que constituíram as fontes autobiográficas e formulário elaborado com o auxílio do aplicativo Google Forms. As análises das narrativas revelam a necessidade de maior disseminação do AEHD na formação inicial e continuada dos professores, apontando também para a importância da interlocução entre a CHD, EO e família, não só através de documentos, mas de maneira dialogada. As relações dialógicas, dinâmicas e contínuas entre os sujeitos que compõem o contexto da CHD, em especial, a escuta ao estudante surgem como primordiais para a continuidade da escolarização dos estudantes em AEHD devendo se estender à EO. Nesse sentido, o ensino na perspectiva colaborativa apresentado nas CHD emerge como fomentador de ações que viabilizem maior aproximação com os professores da EO oportunizando ao estudante em tratamento de saúde prolongado a efetivação da garantia do direito à educação. Tais achados permitem compreender a importância da interlocução entre a Escolas de Origem e a Classe Hospitalar e Domiciliar ofertando pistas quanto aos caminhos para maior efetividade da garantia do direito à educação, a continuidade da escolarização e futura reinserção escolar do estudante em tratamento de saúde prolongado e impedido de frequentar a escola.

Externa à Instituição - JACYENE MELO DE OLIVEIRA ARAÚJO
Interno - 1376380 - PAULO AUGUSTO TAMANINI