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Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DA SAÚDE PINTO DA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA DA SAÚDE PINTO DA COSTA
DATA : 27/06/2023
HORA: 13:30
LOCAL: Universidade Federal Rural do Semi Árido (UFERSA) - Mossoró/RN.
TÍTULO:

A FORMAÇÃO CONTINUADA NO PROCESSO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM CASO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Básica. Formação Continuada. Educação Especial. Estratégias.


PÁGINAS: 71
RESUMO:

Esta Pesquisa trata do tema da Formação Continuada no Processo de Ensino da Educação Básica
tendo a Modalidade de Educação Especial como ênfase. As questões que despertaram o nosso
interesse por ela, foram saber: como vem ocorrendo a Formação Continuada para docentes que
atuam no Ensino Fundamental anos iniciais com a modalidade de Educação Especial da rede
pública do Estado do Rio Grande do Norte, mais precisamente no município de Apodi; e, quais
são as contribuições dessa formação para o processo de qualificação docente? Como objetivo geral
analisar os princípios, processos e regularidades que subscreve a Formação Continuada ofertada
aos docentes que atuam no contexto do Ensino Fundamental nos anos iniciais com a modalidade
de Educação Especial na escola Estadual Ferreira Pinto localizada no Município de Apodi/RN. E
como objetivos específicos delimitamos: identificar alguns dos desafios enfrentados no processo
de ensino na cotidianidade da modalidade de Educação Especial desde as perspectivas das
professoras que são os sujeitos desta pesquisa; interpretar os sentidos e significados que as
professoras expressam sobre suas relações com os processos de ensino na EE e a Formação
Continuada recebida; caracterizar desde o olhar das próprias professoras, suas necessidades de
Formação Continuada na atualidade. O referencial teórico que embasa essa investigação trata de
diversos temas considerando vários aspectos, tais como: o contexto histórico da Educação Básica
com fundamento nos autores de Neto (2015); Ferreira Jr (2010); Ghiraldelli Júnior, (2009); Melo
(2012); Marcos Históricos e Documentos Legislativos referentes à Modalidade de Educação
Especial brasileira com as leituras de Belther (2017); Brasil (2008) LBI (2015); e Mazzotta (1996).
Em relação ao Perfil do profissional para atuação na Educação Básica considerando regimentos
Brasileiros e a formação requerida ao docente para atuar na modalidade de Educação Especial
tratando um pouco a respeito dessa atuação no Estado do Rio Grande do Norte, os autores
referentes são Brasil (1996); Brasil (2014); Honnef, Costas (2012); Nascimento, Gelatti (2015).
No especifico da Formação Continuada – FC, processos, conceituações, desafios se tem autores
como André (2002); Brasil (2013); Castro (2013); GattI, (2016); Imbernón (2009), Libâneo
(2004). No relacionado com Estratégias formativas contínuas e contribuições para a qualificação
dos professores em diálogo com os saberes docentes, se revisou os textos de Brasil (2013); Pimenta
(2000); Pineau (2012); Tardif (2012); Bonomo e Rossetti (2010); Villegas e Caamaño (2016). No
associado com as Deficiências comuns na Educação Especial e algumas das suas características,
se fez leituras de Brito, Cecatto (2019); Santos, Chaves (2016); Sousa et al, (2021); Bonomo,
Rossetti (2010); e para fechar essa seção, temos o Estado do Conhecimento acerca da Formação
Continuada direcionada à atuação docente com a modalidade de Educação Especial. A abordagem
metodológica utilizada é a qualitativa, para adquirir as informações serão utilizadas as seguintes
técnicas: Questionários fechados (GERHARDT; SILVEIRA, 2009), Entrevistas Narrativas
(JOVCHELOVITCH; BAUER, 2002), e, disporemos de recursos e instrumentos de aparelho
celular para gravá-las; caderno e lápis para anotações complementares à essas entrevistas. Como
a pesquisa encontra-se em andamento, a análise deverá ocorrer a partir do método de análise do
conteúdo após a etapa da aquisição das informações. Se espera que com esta pesquisa possamos
obter informações que facilitem um melhor olhar sobre o desenvolvimento da Formação
Continuada e as expectativas dos professores que são formadas nesse contexto educacional.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3141860 - MARIA MARGARITA VILLEGAS GRATEROL
Interno - ***.412.754-** - MARCELO BEZERRA DE MORAIS - UERN
Externa à Instituição - GIOVANA CARLA CARDOSO AMORIM
Notícia cadastrada em: 15/06/2023 15:14
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