Autodeterminação para aprendizagem musical nas aulas de arte/música: um estudo com uma turma do 4º ano do ensino fundamental
Autodeterminação. Educação musical. Motivação.
Entendemos que uma das questões que precisam ser refletidas e que é tida como pertinente no ensino-aprendizagem de música, é a motivação. Que para Guimarães (2003, p.16), “na escola, a motivação tem sido avaliada como um determinante crítico do nível e da qualidade da aprendizagem e do desempenho”. E para buscarmos responder a questão central dessa pesquisa, foi delimitado o seguinte objetivo: Investigar os processos motivacionais dos estudantes de uma turma do 4º ano do ensino fundamental em aulas de arte/música, sob a perspectiva da Teoria da Autodeterminação.
Essa pesquisa é fundamentada na Teoria da Autodeterminação (TAD), que é uma teoria baseada empiricamente na motivação humana, desenvolvimento e bem-estar. E para alcançarmos os objetivos elencados nessa pesquisa, acreditamos que o melhor caminho é a realização de um estudo de campo. A pesquisa terá uma abordagem de cunho qualitativo, e será realizada numa escola da Rede Municipal de Ensino de Mossoró, numa turma do 4º ano do Ensino Fundamental. Os instrumentos de coleta de dados utilizados serão a entrevista semiestruturada, a observação participante, e o desenho infantil como recurso de pesquisa.