Banca de DEFESA: ELAINE CRISTINA DO NASCIMENTO SOUSA SALES

DISCENTE : ELAINE CRISTINA DO NASCIMENTO SOUSA SALES
DATA : 19/05/2023
LOCAL: IFRN/Campus Mossoró, Sala 19.

ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA E RELAÇÕES CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE NA LICENCIATURA EM QUÍMICA DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA REGIÃO NORDESTE.

Formação de professores de química. Cidadania. Alfabetização científica e tecnológica, Educação CTS

Na perspectiva de uma formação cidadão através do ensino de química que este trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa orientada pelo seguinte questionamento: como a formação docente nos cursos de Licenciatura em Química tem estruturado o exercício da cidadania por meio da ACT e das relações CTS? O principal objetivo é analisar a presença da ACT e da abordagem CTS nos Projetos Pedagógicos Curriculares do Curso de Licenciatura em Química ofertados pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia dos estados da Região Nordeste. Os dados foram coletados por meio de uma pesquisa documental sobre os Projetos Pedagógicos Curriculares (PPC) de pelo menos um campus por estado. As técnicas utilizadas foram a análise de conteúdo de Bardin (2022) e para a construção das unidades de registros foi utilizada a análise temática de Minayo (2021). Para a organização das categorias foi utilizada, a priori, o indicador de AC propostos por Sasseron e Carvalho (2011) que busca estabelecer o entendimento das relações existentes entre CTSA. O processo de investigação e leitura da estrutura geral e das ementas das disciplinas estruturou quatro grupos de análises: I) disciplinas com propostas didáticas, II) propostas de desenvolvimento de projetos/práticas; III) disciplinas com propostas metodológicas de contextualização; e IV) disciplinas com nomenclatura CTS. Concluímos que é possível inferir a presença dos elementos da ACT e CTS em alguns cursos, ainda que para a maioria é incipiente a sua presença, uma vez que se constatou um grande espaço de propostas formativas baseadas no modelo tradicional de aprendizagem. Desta forma, distanciada da perspectiva de uma aprendizagem por meio da formação científica ampla. Na qual os futuros egressos possam contribuir significativamente para discussões de ordem da ACT e para a educação CTS.

Externo à Instituição - LEONIR LORENZETTI - UFPA
Presidente - ***.593.424-** - ALBINO OLIVEIRA NUNES - IFRN