POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: DANIELLE TAUMATURGO DIAS SOARES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DANIELLE TAUMATURGO DIAS SOARES
DATA : 10/05/2023
HORA: 16:00
LOCAL: UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
TÍTULO:

A DIVERSIFICAÇÃO CURRICULAR NA CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE VIDA DO ESTUDANTE DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL DO CEARÁ.


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino médio; tempo integral; currículo; projeto de vida.


PÁGINAS: 102
RESUMO:

O ensino médio, como última etapa da educação básica, precisa atender às necessidades de seu público específico, que vai desde a formação para os desafios sociais do cotidiano até a preparação para o mundo do trabalho. Assim, o currículo escolar desta etapa necessita ser organizado em função da perspectiva educacional que se pretende concretizar. O estudo busca analisar como o currículo tem sido entendido e implementado nas Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) do Ceará, e de que modo isso contribui para o futuro dos jovens estudantes. O escopo da diversificação curricular analisada compreende às partes: diversificada e flexível do currículo, que se caracterizam como o diferencial na proposta pedagógica deste tipo de escola. Ao longo de seu desenvolvimento, este trabalho ancora-se em três objetivos específicos que são: compreender o processo histórico do ensino médio no Brasil e no Ceará; discutir a importância das especificidades curriculares nessa etapa da educação básica, cumprida em tempo integral; e, por fim, identificar e analisar a opinião dos atores escolares a respeito da execução da parte diversificada do currículo nas escolas pesquisadas e sua relação com o projeto de vida dos jovens. Esta pesquisa caracteriza-se como quali-quantitativa, com objetivo exploratório e com os procedimentos técnicos de levantamento bibliográfico ou documental, por meio da coleta de entrevistas com os atores educacionais que experimentam o problema pesquisado, a fim de captar as explicações e interpretações que ocorrem na realidade pesquisada.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.823.203-** - JEAN MAC COLE TAVARES SANTOS - UERN
Interno - ***.231.304-** - JOSÉLIA CARVALHO DE ARAÚJO - UERN
Externa à Instituição - PATRICIA CRISTINA ARAUJO ARAGAO - UEPB
Interno - 1376380 - PAULO AUGUSTO TAMANINI
Notícia cadastrada em: 04/05/2023 09:12
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa03.ufersa.edu.br.sigaa03