Banca de DEFESA: MARTA JUSSARA MORAIS DA SILVA MAIA

DISCENTE : MARTA JUSSARA MORAIS DA SILVA MAIA
DATA : 25/05/2023
LOCAL: UFERSA

EXPERIÊNCIAS DE INÍCIO DE CARREIRA COMO DOCENTE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM UMA CLASSE COMUM DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE APODI - RN.

Professor iniciante. Prática pedagógica. Educação Especial. Pesquisadora (auto)biográfica.

O início de carreira de um professor é um momento muito marcante, cheio de desafios e descobertas, e na Educação Especial se torna ainda mais difícil, conforme diz Michels (2017). Com isso, surgiu indagações acerca dessa prática pedagógica no início de carreira na Educação Especial. Desse modo, como problema de pesquisa, se busca saber como acontece e ocorreu minha experiência de início de carreira docente na Educação Especial em uma classe comum da rede pública de ensino do Município de Apodi/RN nos primeiros três anos? Qual foi ou é o impacto dessa experiência em minha formação profissional atual? Com isso, a presente pesquisa, tem como objeto geral: analisar minha prática pedagógica no início de carreira em uma classe comum na Educação Especial no Município de Apodi/RN, através de narrativas (auto)biográficas. Como específicos, elencam-se: a) descrever as primeiras etapas da minha inserção na escola em que atuo como Professora de Educação Especial (PEE); b) evidenciar os desafios enfrentados tanto como PEE quanto de professora iniciante, e; c) Refletir sobre as experiências e vivência que têm marcado minha atuação como professora da Educação Especial em uma classe comum. Em sequência, o referencial teórico está embasado em estudiosos que discutem sobre o professor em início de carreira, seus desafios e suas práticas (DINIZ, 2020). Também, foram revisados os que disponham as Leis e Decretos locais e nacionais, para realizar um apanhado sobre a trajetória da Educação Especial e alguns teóricos que abordam a temática, tais como: Santos (2020), Martinez e Anache (2021). Em seguida, narro como foi o desenvolvimento da metodologia desta pesquisa de natureza qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 2010; ARAÚJO; OLIVEIRA; ROSSATO, 2017), com enfoque na narrativa (auto)biográfica. (MEDEIROS; AGUIAR, 2018; OLIVEIRA; SATRIANO, 2018; VILLEGAS; ROZO, 2018). Utilizei técnicas e instrumentos com enfoque na história de vida, tais como: a) evocação de experiências e vivências; b) as conversas com colegas (MEDEIROS; AGUIAR, 2018; VILLEGAS, 2011). Para a construção dos resultados utilizei a análise hermenêutico de minhas escritas narrativas e evocações, na qual foi necessário o diálogo entre a pesquisadora (eu) com o texto narrada. (QUINTANA; HERMIDA, 2019). Com isso, os apontamentos mostraram que todas as etapas, da busca e da construção da minha identidade docente, foram fundamentais para minha formação humana e profissional. Também contatei que diante das minhas narrativas se apresentaram, além dos desafios comuns entre os estudos sobre essa temática, foi percebido outros, como: a incerteza sobre o cargo de Professor de Educação Especial no princípio; a função do professor de Educação Especial ainda não reconhecido; a diversidade dos casos especiais e as condições individuais que caracterizam o aluno com deficiências; assim como também, meus exercícios próprios como PEE para ensinar a um aluno com deficiência nas primeiras tentativas. Seguindo, desenvolvi alguns princípios que considero importante para atuar como PEE e alguns deles estão: o desejo de ensinar para incluir; atenção individual e dedicação plena nele; a comunicação permanente com sua família ou responsável; conhecer as experiências prévias escolares, entre outros. Como também expus alguns processos de ensino para a inclusão experimentados com alguns sucessos. Portanto, esse processo de ‘Automebiografar’ atuando como professora-autora e pesquisadora foi uma experiência formadora, na qual refleti sobre minha prática docente nesse início de carreira.

Externa à Instituição - CYNARA TEIXEIRA RIBEIRO - UFRN
Interno - 1083055 - EMERSON AUGUSTO DE MEDEIROS