Banca de DEFESA: CRISTINA EMANUELLY DA SILVA

DISCENTE : CRISTINA EMANUELLY DA SILVA
DATA : 05/05/2023
LOCAL: IFRN, CAMPUS MOSSORÓ

OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS E O ENSINO DE CIENCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DO CONTEÚDO REAÇÕES QUÍMICAS.

Sequência didática; Três Momentos Pedagógicos; Educação Ambiental; Ensino de Ciências.

O processo de ensino-aprendizagem para o Ensino de Ciências, principalmente a relação conceitual científica com o cotidiano do aluno, vem se configurando como um grande desafio. Muitas são as discussões relacionadas a essa abordagem e quais critérios devem seguir para que se tenha um ensino de qualidade. Pensando nisso, muitos pesquisadores dessa área buscam alternativas para resolver essas necessidades apresentando novos métodos de ensino. Com isso, esta pesquisa teve como objetivo principal desenvolver uma Sequência Didática (SD) para o conteúdo de Transformações Químicas com uma abordagem voltada para a educação ambiental pautado nos três momentos pedagógicos em uma turma do 6º ano no ensino fundamental em uma escola estadual na cidade de Apodi-RN. A pesquisa concentrou-se na abordagem qualitativa e aconteceu em duas etapas: 1) Revisão bibliográfica e 2) Pesquisa-ação. Na primeira etapa, a Revisão Bibliográfica foi realizada através de um Estado da Arte, trazendo um panorama atual das mais variadas estratégias desenvolvidas em Sequências Didáticas pautadas na abordagem dos Três Momentos Pedagógicos, apresentando resultados satisfatórios quanto aos seus objetivos, deixando claro toda a Sequência Didática utilizada e a aceitação e aprovação dos métodos pelos alunos. O Estado da Arte se utilizou da análise de conteúdo fundamentada na obra de Laurence Bardin (2009), como estratégia de organização e seleção do material a ser analisado. Na segunda etapa, a pesquisa-ação, foi desenvolvida a partir de quatro momentos: observação da escola e turma sede da pesquisa; desenvolvimento dos instrumentos de pesquisa (pré-teste e pós-teste); aplicação da Sequência Didática; Análises dos dados. A aplicação da Sequência Didática foi pautada na abordagem dos Três Momentos Pedagógicos sob a perspectiva da Educação Ambiental como tema gerador. Essa metodologia, como o próprio nome já sugere, se apresenta em três momentos: Problematização Inicial (PI), Organização do Conhecimento (OC) e Aplicação do Conhecimentos (AC). Os resultados para o pré-teste indicaram pouco ou quase nenhum domínio sobre a temática do conteúdo programático atrelado ao Meio Ambiente. No pós-teste, e com as análises contínua e processual durante a aplicação de toda a SD, foi possível perceber uma evolução na aprendizagem, principalmente pela interação dialógica dos alunos. Diante disso, espera-se que este trabalho de cunho social, no qual se configurou como um levantamento de dados sobre as mais variadas Sequências Didáticas pautada dos Três Momentos Pedagógicos, e ainda na construção e aplicação de uma Sequência Didática sob essa mesma perspectiva atrelando a Educação Ambiental, sirva como referência válida não apenas para o Ensino de Ciências, mas também para todas as áreas do conhecimento.

Externa à Instituição - ALEXSANDRA CARVALHO DE SOUSA - UFPB
Interno - ***.172.553-** - LEONARDO ALCANTARA ALVES - IFRN