Banca de DEFESA: ARGENTINA MORORÓ CASTRO

DISCENTE : ARGENTINA MORORÓ CASTRO
DATA : 10/05/2023
LOCAL: UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

PERSPECTIVA DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NO CEARÁ.

Educação Profissional. Indicadores Educacionais. Rendimento e Desempenho.

A Educação Profissional tem como objetivos não só a formação de técnicos de nível médio, mas a qualificação, a requalificação, a reprofissionalização para trabalhadores com qualquer escolaridade, a atualização tecnológica permanente e a habilitação nos níveis médio e superior. Apesar do conceito de Educação Profissional ter passado a ser utilizado no Brasil a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) na década de 1990, a formação do trabalhador teve seu início no período colonial do Brasil. O Ceará aderiu ao Programa Brasil Profissionalizado, instituído por meio do Decreto Presidencial n° 6.302, de 12 de dezembro de 2007 e, posteriormente, consolidou esta posição quando estabeleceu a Lei nº 14.273/2008, criando as Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP). As EEEP buscam, além da formação básica do Ensino Médio, a formação profissionalizante em diversas áreas. A presente pesquisa analisa três dos principais indicadores educacionais do sistema de avaliação escolar: atendimento, rendimento e desempenho escolar, com o objetivo de entender a realidade escolar das EEEP e, também, entender como está o desenvolvimento destas escolas no estado do Ceará. A análise dos referidos indicadores constitui uma ferramenta para determinar o avanço social e pedagógico destas instituições educacionais. A pesquisa utiliza-se de abordagem quantitativa exploratória, que apresenta e discute estes indicadores, verificando sua evolução ao longo dos cinco últimos anos, a partir da base dos dados de pesquisas e avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC). De uma forma geral, pôde-se perceber a melhoria destes indicadores das EEEP, nesses últimos anos cinco anos. Destaca-se o crescimento significativo das matrículas, do número de estabelecimentos, das taxas de aprovação e de redução da taxa de reprovação e abandono. Já o indicador de desempenho, apesar das defasagens acumuladas em relação ao padrão de proficiência de desempenho, as EEEP, tanto em Língua Portuguesa, quanto em Matemática, possuem médias que estão acima da média estadual e nacional. Ressalta-se que os resultados dos indicadores são muito importantes para todos os envolvidos com uma educação de qualidade, podendo servir de base para o aperfeiçoamento do ensino praticado e para o desenvolvimento de ações sócio-pedagógicas que permitirão a evolução desta modalidade de ensino voltada à formação profissional.

Interno - 1083055 - EMERSON AUGUSTO DE MEDEIROS
Externo ao Programa - ***.823.203-** - JEAN MAC COLE TAVARES SANTOS - UERN