Banca de DEFESA: MARIA DO SOCORRO NOGUEIRA DE PAULA

DISCENTE : MARIA DO SOCORRO NOGUEIRA DE PAULA
DATA : 27/04/2023
LOCAL: meet.google.com/zhb-apfe-rcs

O Letramento Histórico E Visual, No Novo Ensino Médio, Partindo Da Experiência Do Liceu Do Conjunto Ceará

Ensino de História. Letramento histórico. Letramento digital. Livro didático. Reforma do Ensino

A ideia inicial deste trabalho partiu de uma atividade escolar realizada em uma aula de Sociologia, cujos resultados revelaram o quanto estava massificado na cabeça daqueles jovens que aos estudantes da escola pública estariam reservados apenas trabalhos e profissões destinados a pessoas com baixa escolaridade e renda e/ou que universidades não seriam para eles. Essa percepção suscitou discussões na EEM Liceu do Conjunto Ceará (LCC), lócus desta pesquisa, e passou a centralizar o olhar da escola e da comunidade escolar e o nosso, como gestora, educadora e comunidade escolar, a inquietações como: de que forma, a escola pode construir com esses meninos e meninas (e a partir deles) os seus objetivos e projetos ampliando horizontes e perspectivas. A ação desta pesquisa está voltada às ciências do homem e, mais especificamente, às práticas da aprendizagem histórica contidas nos livros didáticos de Boulos (2016); para isso, fizemos uma análise da epistemologia dessa ciência e dos seus métodos reflexivos da experiência humana, de forma a promover um letramento histórico-digital que possibilitasse a uma aprendizagem ativa e colaborativa; que dialogasse com as necessidades de nosso tempo e que refletisse a formação dos discentes em diálogo com os pensamento de Peter Lee (2006), Jorn Rüsen (1992), Tfouni (2005), Tamanini (2021), Rojo (2009), Pinheiro (2016), dentre outros. Os procedimentos metodológicos foram divididos em quatro etapas: primeiro, a realização dos estudos acerca do estado da arte, identificação das concepções de ensino; em seguida, buscando subsídio teórico para a pesquisa; depois, partindo para a análise dos livros didáticos utilizados nas salas de aula da educação básica do Estado do Ceará, refletindo as intencionalidades e consequências das políticas públicas a eles vinculadas; e, por fim, nos voltando à análise das mudanças do Ensino Médio e das discussões propostas para Ciências Humanas. Com o objetivo de compreender o processo de multiletramento histórico em prol do protagonismo estudantil, pretende-se que o presente estudo sirva de contribuição às discussões que se levantam contra políticas públicas que promovem a narrativa histórica em favor de propósitos políticos que fogem à funcionalidade da historicidade para a sociedade.

Interno - ***.823.203-** - JEAN MAC COLE TAVARES SANTOS - UERN
Externa à Instituição - LUANA ALVES LUTERMAN - UEG